A dura missão de não deixar o vôlei gaúcho morrer

Moreno Carvalho | Blog do Moreno
Canoas - O Canoas já confirmou sua participação na Superliga B 2019, conforme antecipado aqui no blog, em outubro. Contudo, os recursos que garantiriam a presença da equipe na competição ainda não entraram nos cofres. Para que o vôlei gaúcho não fique sem representante no cenário nacional, o clube lançou uma campanha nas redes sociais com o intuito de sensibilizar empresas a investirem. Desde o dia 23 de novembro, personalidades do voleibol brasileiro têm gravado vídeos clamando para que empresários "não deixem o vôlei do Rio Grande do Sul morrer". Este é o tom da maioria dos materiais publicados na página APAV Vôlei no Facebook.

Até a madrugada desta quinta-feira, 29, já tinham deixado depoimentos Renan Dal Zotto, técnico da Seleção Brasileira; seu sucessor, Bernardinho;  os ex-craques Nalbert, Joel, André Nascimento e Anderson Rodrigues; além das estrelas atuais Lucão e Wallace, além da gaúcha Valquíria, que defende o Sesi Bauru.

Nesta quarta-feira, 28, estive na sede do clube, no prédio 15 da Universidade La Salle, conversando com Almir Beltrame, presidente da APAV, Gustavo Endres, gerente geral, e Leonardo Sena, do marketing e administração. Eles reiteraram que o Canoas precisa de, aproximadamente, R$ 400 mil para viabilizar sua participação na Superliga B. Seriam R$ 100 mil por mês, já que o formato da competição é curto. A mesma dará duas vagas na Superliga 2019/2020.

"Não podemos pecar por não tentar. Estamos reunindo esforços para que seja possível retomarmos o nosso caminho de sucesso", comenta Beltrame. Já Gustavo Endres salienta que o processo dentro de quadra já deveria ter começado. "A falta de recursos impede que já tenhamos um grupo montado, treinando para a competição, diferente de outras equipes", aponta o campeão olímpico de 2004.

Vale lembrar que a APAV Vôlei - quando ainda utilizava o nome Vôlei Canoas - não foi rebaixada para a Superliga B. A equipe, que permaneceu por seis temporadas na elite nacional, precisou abdicar da competição por falta de dinheiro. Salários com atletas e comissão técnica, além de fornecedores, da temporada passada, estavam atrasados e, o principal motivo, foi o rompimento da parceria com a Prefeitura de Canoas, que decidiu parar de repassar recursos ao representante da cidade na Superliga.

Superliga B definida 

Alexandre Loureiro/Inovafoto/CBV
A oitava edição da Superliga B masculina terá início no dia 23 de janeiro e final prevista para 14 de abril. Os oito times jogarão em turno único. Todos avançam para as quartas de final, com os confrontos definidos em cruzamento olímpico. As quartas e as semifinais serão disputadas em série melhor de três partidas.

Os participantes deste edição já confirmados, além da APAV, são: JF Vôlei (MG), Botafogo (RJ), APAN Blumenau (SC), UPIS (DF), São José Vôlei (SP), Lavras Vôlei (MG) e Anápolis Vôlei (GO).

Confira, abaixo, na íntegra, a Carta Aberta da diretoria da APAV, publicada na página oficial da entidade no Facebook:

"Desde sua fundação em 2009, o APAV Vôlei cresceu e se posicionou como uma grande entidade esportiva, alcançando a elite do vôlei brasileiro e representando, com muita competência, o estado do Rio Grande do Sul. Graças a grandes parceiros, sobrevivemos e honramos nossa missão em representar e influenciar positivamente milhares de crianças, jovens e adultos que se inspiram no esporte como exemplo de vida.

Após seis temporadas participando dignamente da Superliga A, infelizmente tivemos de abdicar da vaga para o próximo ano. Uma de nossas parceiras não manteve a regularidade dos pagamentos e, assim sendo, ficamos sem condições financeiras e tempo hábil para inscrição.

Neste momento, teremos de dar um passo atrás para, no futuro, darmos dois adiante. Disputaremos a próxima temporada na Superliga B. Depois de muitos anos, o RS ficará sem representante na elite do voleibol nacional. Que seja por pouco tempo, pois vamos trabalhar arduamente e em conjunto para voltar à posição na qual sempre deveríamos estar. Lutaremos para ser novamente campeões, como em 2012, e pelo acesso à Superliga A em 2019/20.

Para a próxima temporada, estamos formatando diversos projetos com os benefícios oferecidos pelas Leis de Incentivo e isenções fiscais, porém são processos que demandam longos períodos para tramitação e aprovação - tempo esse que não temos. Corremos o risco, inclusive, de não dispor de recursos para a disputa da Superliga B, o que seria, definitivamente, o fim do Vôlei Gaúcho masculino, haja vista que somos o único representante masculino do estado em competições nacionais.

Estamos nos dirigindo ao povo gaúcho e principalmente aos empresários que entendem a importância do esporte e podem nos apoiar. Através do patrocínio, sua marca estará colaborando para a sobrevivência desta modalidade tão importante, além de ter uma grande visibilidade pela exposição do vôlei, direcionada a milhares de espectadores ao redor do Brasil.

Estamos à disposição para apresentar nossas propostas de parceria, certos de que poderemos, juntos, construir mais uma bela passagem na história do esporte gaúcho e brasileiro.

Saudações Esportivas - Gustavo Endres - Coordenador Vôlei APAV

Contato para patrocínios: Alex Mello [51] 99833.2277 | alex@proize.net

#SalveOVoleiGaucho"

Comentários

  1. Tempo de mudan'cas. Acho bonito essa mobiliza'cao que esta acontecendo. Tempo bom tambem, para pensar por que dos custos tao altos, por que da limita'cao de equipes nas competicoes, quais sao os gols mais prioritarios e qual e' o plano para medio e longo prazo do voleibol no Estado... parece-me que chegou a hora de responder essas questoes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!