Fisioterapeuta é novidade na Vitória

Também é época de retorno às aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilingue para Surdos Vitória, no bairro Mathias Velho. Ali, desde 2021, a APAV desenvolve projeto pioneiro e inclusivo, ofertando aulas de voleibol a alunos deficientes auditivos.

Neste início do ano letivo, os alunos logo depararam com uma novidade: o trabalho da fisioterapeuta da Clínica Ciência Funcional, Mauren Silveira. 

"O principal objetivo do nosso trabalho aqui é conseguir promover mais educação e saúde como prevenção de lesões. É preciso conseguir entender as limitações deles. A gente integra os alunos aqui muito mais por meio do esporte do que se simplesmente se os deixasse convivendo na escola, mesmo esta sendo especial", diz a fisioterapeuta.

A limitação da comunicação não é obstáculo. Mauren destaca outro aspecto positivo no trabalho com a gurizada da Vitória: "Aqui o coletivo faz muito mais sentido, eles conseguem se integrar muito mais. Integramos o esporte dentro da rotina dessas crianças como uma ferramenta para a longevidade, para a inserção social", conclui.

O projeto Escolinhas de Base APAV Vôlei - 4ª Edição é uma conquista da Associação dos Pais e Amigos do Voleibol (Apav) por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal, sendo desenvolvido pela Idealize e tem o apoio das empresas Ultragaz, InBeta, Rede Buffon, Web Group, Panfácil, Unimed Porto Alegre, Mesasul Cestas Básicas, Zaffari e AGCO.

Foto: Moreno Carvalho / Ponto Multimídia

Comentários