Ele já jogou em Madri, agora quer ir a Barcelona

José Haag | Divulgação
Canoas/Cachoeirinha - À primeira vista, talvez você não lembre do Luiz Ezekiel Baptista. Mas, e se eu mencionar a Peneirinha Gillette? Em 2012, o canoense, que hoje defende a categoria Sub-15 do Cruzeiro, venceu a seleção que envolveu 26 mil garotos de todo o Rio Grande do Sul. Como prêmio, o guri, com 10 anos à época, ganhou uma viagem para Espanha, onde treinou por 15 dias no CT do Real Madrid.

Passados cinco anos daquela experiência, o jovem agora quer reviver este sonho. Em maio, o Cruzeiro disputará um torneio em Barcelona. Lá estarão grandes clubes do futebol europeu como o próprio Barcelona, PSG e Lyon. E o Estrelado será o representante do Brasil. Mas, para custear a excursão, o menino precisa de ajuda. Por isso, sua mãe, Cristiane Pranke, organizou uma vaquinha virtual.

“Não tenho condições de pagar pela viagem, mas alimento o sonho de poder representar o Cruzeiro e o Brasil para, quem sabe, subir mais um degrau em minha trajetória”, explica o garoto de 1,73m, que joga como atacante na base cruzeirista e completou 15 anos no último dia 3.

COMO AJUDAR

O objetivo traçado por Luiz Ezekiel e pela mãe é atingir R$ 9.500,00, que pagariam viagem (ida e volta), hospedagem, alimentação e os custos com o passaporte, que precisa ser renovado. Para ajudar, você deve acessar o site www.vakinha.com.br e pesquisar por Luiz Ezekiel Pranke Baptista, ou Torneio em Barcelona. Até o momento, foram arrecadados R$ 350. A vaquinha termina em 17 de abril.

Lembranças do tempo de Peneirinha 

Arquivo | Grupo Sinos
Em novembro de 2012, Luiz Ezekiel veio até a redação do Diário de Canoas para anunciar sua viagem à Europa. Na época, ele tinha 9 anos e defendia o São Borja, equipe de base canoense, que já revelou jogadores para o cenário nacional. “Eu era muito jovem e consegui ganhar a competição com o Leozinho, que hoje atua na base do Grêmio”, lembra Ezekiel.

O Peneirinha Gillete teve 26 mil inscritos e, na fase final, contou com 450 jovens atletas disputando o título em Porto Alegre e Florianópolis.

Além da viagem para a Espanha, o garoto ganhou um ano grátis em uma escolinha na cidade onde mora. Escolheu o São Borja, onde já treinava. “Decidi treinar lá porque meus amigos diziam que eu não sabia jogar”, disse.

31 gols em 15 dias no Real

Arquivo pessoal
A Espanha não será novidade para Luiz Ezekiel caso ele consiga alcançar a verba necessária para viajar a     Barcelona. Com 10 anos de idade, meses após ter vencido a peneira, o garoto ficou 15 dias treinando no Real Madrid. Já como atleta da categoria Sub-11 do Grêmio, Ezekiel disse que se sentiu muito à vontade com a camisa merengue. “Não muda muito do que é aqui, fiz 31 gols no período em que estive por lá”, contou o orgulhoso artilheiro à época.

Depois desta experiência, Ezekiel não teve mais oportunidades de atuar fora do Brasil. “Foi minha única experiência internacional e valeu muito a pena”, conta. O jovem não esconde o sonho de ser observado por um clube do Velho Continente e atuar por lá o restante da carreira. “Ouvi dizer que muitos olheiros europeus estarão acompanhando os jogos. É claro que isso motiva ainda mais”, completa.

Paulo Pires | Grupo Sinos
Ficha técnica

Nome: Luiz Ezekiel Pranke Baptista
Data de nascimento: 3/1/2003 (15 anos)
Local de nascimento: Santa Cruz do Sul/RS
Cidade onde reside: Canoas (desde os 3 anos)
Posição: atacante
Altura: 1,73m
Peso: 60kg
Pé preferencial: direito
Clubes: Cruzeiro (desde 2015); Novo Hamburgo e Grêmio
Três anos no Cruzeiro 

Depois que voltou de Madri, Ezekiel seguiu no time do Grêmio por um ano e meio. Depois, foi jogar no Novo Hamburgo. Desde 2015, defende o Cruzeiro. Agora, está disputando a Copa Teutônia, no interior do Estado. Este ano disputará o Campeonato Gaúcho Infantil, além do torneio em Barcelona. A mãe, Cristiane Pranke, conta que ela e o pai de Ezekiel, sempre o acompanham. No Cruzeiro, Ezekiel é treinado por Luiz Madruga.

Comentários