João Victor neles!

Cristiane Ishizava | judonacional.com
Os Jogos Escolares da Juventude chegaram ao final no último sábado, em Brasília (DF). O evento, que começou no final de semana anterior, contou com participação superior a quatro mil atletas de 15 a 17 anos de todos os estados brasileiros. E é de Canoas o único gaúcho a voltar da capital federal com medalha de ouro. João Victor Silveira, que representou o Colégio Maria Auxiliadora, é um dos destaques da modalidade no Brasil e venceu todas as quatro lutas, sagrando-se campeão da categoria Sub-18 até 66kg.
Atleta da Kiai, ele já representou o Rio Grande do Sul em diversas competições mundo afora.

“Gostei bastante, é um campeonato diferente que junta várias modalidades esportivas de diversas delegações diferentes. O momento que conquistei a medalha de ouro foi um sentimento muito bom, de alívio e de dever cumprido”, comenta o judoca. Na final, ele derrotou um atleta do Rio de Janeiro aplicando um ippon, o golpe máximo do judô.

A advogada Roberta Torres Machado, mãe do judoca, acompanhou João até Brasília, sempre acreditando na conquista de medalha pelo filho. “O João vive este esporte, é dedicado, disciplinado e abdica de muitas coisas para representar o nosso estado e o nosso país. Como mãe, me sinto plena e muito orgulhosa, nosso Rio Grande do Sul merece essa dourada”, frisa.

SONHANDO COM 2024

Com apenas 17 anos, João Victor Silveira acumula conquistas desde que começou no judô. Aos 8 anos, ele já dava seus primeiros golpes nos tatames da Kiai. “Meu sonho é representar o Brasil na Olimpíada de 2024”, ressalta. Atualmente, o canoense que mora no bairro Olaria é segundo colocado no ranking nacional da categoria até 66kg. Faixa preta desde dezembro do ano passado, ele se prepara para a Seletiva Nacional Sub-21, que acontece no próximo sábado, em Curitiba (PR). Lá será formada a Seleção Brasileira para a próxima temporada. Com a conquista em Brasília, o atleta garantiu presença no Circuito Europeu do ano que vem.

APOIO QUE VEM DE CASA

A mãe, Roberta Torres Machado, e o pai, Daniel Silveira, acompanham João Victor em, praticamente, todas as competições das quais participa. “Sõ não fomos para a Europa pelo custo”, comenta Daniel. “Ele é muito disciplinado, frio e um guerreiro que nunca desiste da luta”, destaca a mãe. João Victor salienta ainda a importância de todos os técnicos da Kiai, Douglas Potrich, Sandro Nery, Christian Alderete, Alex Bauer e Guilherme Góes.

Principais conquistas

Campeão dos Jogos Escolares da Juventude Sub-18 (2017)

Campeão Sul-Brasileiro Sub-18 (2017)

Bronze no Brasileiro Sub-18 (2017)

Tetracampeão gaúcho (deixou de disputar o Estadual diversas vezes para representar o Estado lá fora)

Campeão da Seletiva Nacional Sub-18 (2016)

Bronze no Brasileiro Sub-18 (2016)

Bronze no Sul-Brasileiro Sub-18 (2016)

Campeão Pan-Americano Sub-15 (2014)

Campeão Brasileiro Sub-15 (2014)

Destaque Estadual da Federação Gaúcha de Judô (2014)

Prata no Sul-Brasileiro Sub-13 (2011)

Destaque Metropolitano da Federação Gaúcha de     Judô (2011)

Comentários