Irmãos Geitens disputam Mundial nos Estados Unidos

Eles entendem do riscado. Há 23 anos, o sobrenome Geitens é, reconhecidamente, um dos mais importantes no cenário do jet ski. Agora, os irmãos Ismael e Tiago buscam a maior glória da modalidade: a conquista mundial. Na quinta-feira, ambos embarcaram para os Estados Unidos, onde disputarão, de 1º a 8 de outubro, o World Finals, considerado o mais importante torneio do jet ski, sempre realizado na cidade de Lake Havasu, no estado do Arizona.

A competição é organizada pela International Jet Sports Boating Association (IJSBA) e terá a participação de atletas do mundo inteiro, especialmente dos Estados Unidos, o berço do esporte. Tiago Geitens já a disputou em quatro oportunidades e sua melhor colocação foi um vice-campeonato. Já Ismael, participará pela primeira vez.

Ambos disputarão em duas categorias. Ismael explica a dimensão do título que eles buscarão em águas norte-americanas. “O jet ski conta com um circuito mundial, dividido em diversas etapas, na Europa. No entanto, são poucos os competidores que têm condições de participar de todas as provas, pelo alto custo e distâncias. Por isso, o World Finals, no Arizona, é considerado o título máximo”, ressalta.

O primeiro a entrar na água será Ismael. No dia 3 de outubro, ele disputa a primeira bateria da categoria Runabout Stock Novice. Se classificando entre os dez melhores, ele avança para a fase final. Caso contrário, ainda terá uma segunda chance, na repescagem. E, no dia 6, ele participa na Sport GP, uma classe um pouco mais lenta, onde começou lá atrás.

Já Tiago compete entre os dias 6 e 8, nas categorias Ski Open e Runabout Stock Pro. Ambos estão na equipe Klipper Racing, do Canadá, a quem os irmãos rasgam elogios. Quem quiser acompanhar o desempenho dos canoenses na competição pode acessar a página da IJSBA no Facebook ou o site da entidade www.ijsba.com.

Retorno ás disputas em grande estilo

Ismael Geitens, 35 anos, compete desde 1994. Inspirado pelo pai, um apaixonado por motocross, foi convencido a ir para a água por conselho da mãe. “Ela tinha muito medo de que pudesse me machucar competindo”, lembra. É um dos maiores vencedores da modalidade e não esconde o orgulho do irmão mais novo, Tiago, que seguiu seus passos e é, atualmente, um dos melhores do mundo no jet ski. Campeão gaúcho e catarinense em incontáveis oportunidades, conquistou também o Sul Brasileiro. Mas, em 2001, parou de competir. “De lá para cá, foram apenas campeonatos aleatórios, não mantive a mesma intensidade de treinos”, relata. Mas, desde que voltou, Ismael tem alcançado ótimos resultados. Em 2011, 2013 e 2015 conquistou o Sul Americano. As vitórias foram suficientes para motivá-lo a disputar o Mundial deste ano. “É o maior sonho da minha vida. Com muita garra, fé, comprometimento e a humildade de saber perder, acredito que posso conquistar o título”.

Disposto a ganhar as competições 

Assim que o irmão, Ismael, parou de competir, Tiago Geitens assumiu o seu lugar no cenário do jet ski. E os títulos são a maior prova do sucesso. Copa do Mundo, Copa dos Campeões - torneio que envolveu os 30 melhores da América Latina -, campeonatos gaúchos, catarinenses, sul brasileiro, brasileiros (três), sul-americanos (quatro), entre outros, que totalizam mais de 40 conquistas. Ele lembra com carinho da primeira conquista. “Aos 14 anos, venci o Catarinense, que era o estadual mais disputado, contra atletas experientes”, conta. Desde 2010, Tiago não vai ao Mundial. “Sempre vou para ganhar, mas se ficar no top 5 das duas categorias ficarei satisfeito”, destaca. A preparação foi intensa, focada na competição mais importante.

+ Saiba mais 

A competição em Lake Havasu é de velocidade, onde os pilotos são guiados por boias, a fim de não se perderem no trajeto.

A ultrapassagem é muito complicada, já que os efeitos provocados na água pelos pilotos que estão á frente, atrapalham quem vem atrás.

No jet ski, há também categorias de manobras, chamadas de Free Ride, e acontecem no mar.

Lake Havasu tem uma população de 52.527 habitantes, mas atrai milhares de apaixonados pelo esporte durante a semana do World Finals.

Já foi notícia 

Ismael coleciona reportagens do DC, desde a adolescência. Abaixo, um dos recortes, de 11 de dezembro de 2000.

Comentários