Canoas é uma das sedes do Sul-Brasileiro de Futebol 7

Foto: Camila Cardoso | FGF7
De sexta a domingo, o Rio Grande do Sul recebe o Campeonato Sul-Brasileiro de Futebol 7. São 24 equipes daqui, Santa Catarina e Paraná na disputa do título e 480 atletas inscritos, no masculino. Já no feminino, são 12 times e 205 jogadoras.  Os jogos ocorrerão no Centro Esportio Rodrigo Mendes, em Porto Alegre, e na Arena Kamaradas, em Canoas. E a Liga Canoense de Futebol 7 Society (LCF7S) terá dois representantes: Chaleira, de Canoas, e Paraíso, de Parobé.

Esta é a primeira edição do torneio organizado em conjunto pela Federação Gaúcha de Futebol 7 (FGF7) e Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7). Presidente da federação estadual, Jair Batistello esteve no Diário de Canoas para promover os jogos e falar da importância de o município receber uma competição deste nível.

“Os campeões estarão aptos a participarem do Campeonato Regional Brasileiro, em dezembro. O treinador da seleção nacional estará aqui acompanhando os jogos, o que motiva ainda mais os atletas”, destaca Batistello. “Temos 20 ligas no Estado, milhares de atletas praticando fut7 e, mesmo assim, somos pouco vistos pelo poder público”, completa.

Foto: Moreno Carvalho | Diário de Canoas
Ex-atletas como Perdigão, ex-Inter, e Paulo Baier, com passagens por diversos clubes grandes do País, estarão no campeonato na função de treinadores. Perdigão é responsável pela Suba Chapecoense, de Curitiba (PR), enquanto Baier montou o Flamengo, de Ijuí.

ARENA KAMARADAS

Leandro Moreira, o Leandrinho, é o proprietário da Arena Kamaradas, inaugurada no final do ano passado. Ele lembra que, no último final de semana, três finais da Copa Gaúcho, principal competição estadual do primeiro semestre, foram disputadas no local. “Queremos mudar a história de que Canoas é um lugar difícil de o futebol dar certo. Oferecemos grande estrutura para todos que vierem”.

Chaleira coloca sua invencibilidade à prova

Foto: Moreno Carvalho | Diário de Canoas
Reformulado após as competições do primeiro semestre. Assim chega o Chaleira para a disputa do Campeonato Sul-Brasileiro. A equipe é a única canoense na competição e vem de uma boa participação na Série Especial da Copa Gaúcho, onde foi eliminada nas quartas de final após um empate (o adversário, La U, tinha a vantagem no confronto).

Presidente do Chaleira, Gerson Samuel Soares destaca que o time está no cenário competitivo há quatro anos. Desde então, foram diversas conquistas na Liga Canoense de Futebol Sete Society (LCF7S) até a chegar em nível estadual. Agora, mais um passo é dado com a participação em um torneio regional.

“Após um semestre difícil, trouxemos o técnico Cristiano Cabelo, na 4ª rodada da Copa Gaúcho. Desde então, estamos invictos”, ressalta Soares.

O time concilia a disputa com a Copa Ephe Sport, da liga canoense, onde está invicto, também. Um dos principais reforços recentes é o pivô Giovane, que estava no Internacional. A baixa é João Antônio, que assinou contrato com o Aimoré para a disputa da Copa Paulo Santana.

Jogos do Chaleira

1ª RODADA

28/7 (Sexta-feira)
Arena Kamaradas
Campo 1
19h30
Embratho x Chaleira

2ª RODADA

29/7 (Sábado)
Centro Esportivo
Rodrigo Mendes
Campo 2
13h30
Chaleira x Senegal

3ª RODADA

29/7 (Sábado)
Centro  Esportivo Rodrigo Mendes
Campo 2
18h10
Chaleira x Universidade Porto Alegrense

Paraíso busca surpreender 

Foto: Tiago Palma | Divulgação
Apesar de ter sede em Parobé, o Esporte Clube Paraíso é outro representante da Liga Canoense de Futebol 7 Society (LCF7S). Recentemente, a equipe conquistou a Série Bronze da Copa Criare, garantindo participação na Série Prata da Copa Ephe Sport, onde faz boa campanha (três vitórias e uma derrota). “A expectativa é de muita aprendizagem, por ser a primeira competição regional do time. Estamos muito fortes, mas não temos noção do que iremos enfrentar. É um elenco que joga junto desde a metade do ano passado”, destaca Cláudio Falcão, presidente e técnico do time que treina em Parobé e disputa, além das competições da LCF7S, a Copa E7, na AABB, onde estreou com goleada.

Jogos do Paraíso 

1ª RODADA

28/7 (Sexta-feira)
Centro Rodrigo Mendes
Campo 1
16h40
Suba Chape x Paraíso

2ª RODADA

29/7 (Sábado)
Centro Rodrigo Mendes
Campo 1
10 horas
Coliseu Restinga x Paraíso

3ª RODADA

29/7 (Sábado)
Centro  Rodrigo Mendes
Campo 3
14h40
Paraíso x Lunáticos Bagé

As chaves da competição masculina

Grupo A
Coliseu Restinga (RS)
Lunáticos Bagé (RS)
Paraíso Parobé (RS)
Suba Chapecoense (PR)

Grupo B
Internacional (RS)
Colombo Primos (PR)
Martelo (RS)
Ouro Verde (RS)

Grupo C
Rezenha Pelotas (RS)
Restinga Seca (RS)
Barca Noite Forte (RS)
Universo Fut7 (SC)

Grupo D
Universidade-POA (RS)
Senegal (RS)
Embratho F7 (PR)
Chaleira (RS)

Grupo E
Londrina Leverkusen (PR)
Chelsea Camaquã (RS)
Torino Caxias (RS)
Flamengo Ijuí (RS)

Grupo F
La Barca FC (RS)
Lance Sapucaia (RS)
WBauer (RS)
Amigos Futebol Clube (RS)

Comentários