Sai que é sua, Concatto

Destaque da categoria 2000 do Projeto Fabrício Souza, Lucas Concatto já treina com a equipe Sub-17 do Internacional. Mas, ao falar com ele, não se nota qualquer presença de ansiedade ou insegurança por partir do clube revelador de Canoas para um gigante do futebol mundial. Tem a frieza de um grande goleiro, posição que ocupa desde os 7 anos de idade. “Estou tranquilo. Treinar e jogar pelo Inter é a mesma coisa que se estivesse no Projeto”, destaca Concatto que, apesar da seriedade, não esconde a felicidade de defender o Colorado.

Com 1,87m de altura e 77kg, o jovem goleiro chamou a atenção de grandes clubes do País. Chegou a estar acertado com o Palmeiras, mas o negócio emperrou. Quis o destino que Concatto se destacasse em um amistoso do Projeto contra o Inter, no CT, em Alvorada. Observado pelos diretores da base colorada, foi convidado a defender a Sub-17 nas diversas competições previstas no calendário.

INÍCIO CEDO - Morador do bairro Sete, em Sapucaia do Sul, Concatto, que completou 17 anos no dia 23 de março, iniciou no gol incentivado pelo cunhado, goleiro de futsal. “Tem um campo na frente de casa, lá eu sempre joguei e comecei na escolinha. Com 10 anos, treinava com os maiores, no Sapucaiense”, conta.

Foi no projeto da Prefeitura de Sapucaia do Sul que Fabrício Souza da Silva, coordenador do Projeto, viu o menino e teve certeza de trazê-lo. “Durante a Copa União jogamos contra eles e tivemos convicação em trazer o Concatto”, lembra.

Apoio incondicional do professor

Lucas Concatto é descrito facilmente por Fabrício Souza. “Ele amadureceu muito cedo, sai bem do gol, nunca solta a bola e ainda é um pegador de pênaltis”, fala com orgulho o homem que viu em Concatto o talento nato para ser lapidado e agora tem orgulho de vê-lo subindo um degrau enorme na carreira. “Ele é muito humilde”, completa.

Na última quinta, quando estiveram na redação do DC, Lucas havia feito os últimos exames antes de chegar ao Inter, na segunda-feira. Acompanhado por Fabrício, que sempre o ajuda dentro e fora de campo e o levará para os primeiros treinos do jovem no Colorado, em Alvorada.

"Estou muito tranquilo para fazer o meu melhor. Treinar e jogar pelo Inter é a mesma coisa que se estivesse no Projeto Fabrício Souza, não muda nada. Quero ajudar o Inter e crescer  cada vez mais na posição para um dia chegar aos profissionais."
Lucas Concatto, goleiro do Sub-17 do Inter 

2000, uma categoria abençoada de goleiros

Fabrício Souza se orgulha ao falar dos goleiros que já passaram pelo Projeto. A categoria 2000, em especial, tem gerado frutos especiais. “Contávamos com o Léo Steffen defendendo nossas cores. Então, ele foi para o Grêmio e procuramos um substituto, que foi o Rafael”, lembra. Rafael foi para o Vasco e hoje está no São Paulo. “Depois, quando da saída do Rafa, buscamos o Concatto e fomos felizes mais uma vez”.



Já foi notícia 

No Diário de Canoas de 7 de maio de 2015, Lucas Concatto foi destaque da série “Boleiros”, dividida em quatro episódios. Ele dividiu a página 12 daquela edição com Rafael Fernandes, outro arqueiro formado pelo Projeto Fabrício Souza, que já estava no São Paulo.  Na época, o treinador, Fabrício Souza, já destacava a força de vontade do atleta, sempre o primeiro e chegar e último a sair dos treinamentos.






REALIZAÇÃO DE UM SONHO
“Quero muito me tornar jogador para ajudar minha família. Meu espelho é o Alisson, do Inter. Um dia quero ocupar o lugar dele”. A frase foi dita por Concatto na matéria publicada pelo DC em 2015. Na época, tinha 1,75m. Em menos de dois anos, o goleiro cresceu 12 centímetros e agora está mais próximo de concretizar o sonho de vestir a camisa 1, que foi de Álisson, hoje na Roma, da Itália, e Seleção Brasileira.

Comentários