Pronto para fazer o seu melhor Ironman

O Ironman Brasil 2017 está chegando e Cristiano Finkler espera quebrar seu recorde pessoal em uma das provas mais famosas do mundo. Depois de participar das últimas três edições, o canoense de 43 anos acredita que está no ápice da forma. “O tempo nem sempre depende só da gente, às vezes acontecem imprevistos, mas me sinto pronto para o desafio”, projeta.

O melhor tempo de Finkler na prova foi em 2014, quando completou os 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida em 10 horas e 48 minutos. A edição de 2017 ocorre no próximo domingo, em Jurerê Internacional. O triatleta viaja para Santa Catarina amanhã, para já se ambientar.

A preparação de Cristiano Finkler iniciou há bastante tempo. “Me inscrevi em junho do ano passado e, desde então, treino focado no Ironman 2017”, comenta. Até dezembro, ele fez uma espécia de pré-temporada. De janeiro até agora, intensificou.

Os treinos acontecem de dez a 12 vezes por semana, intercalando as três modalidades. Finkler é triatleta há quase 20 anos, mas focou em corridas de aventura a partir de 2006.

Dentista e recordista ao mesmo tempo

Dentista, Cristiano Finkler considera o triatlo seu hobby. E tem de se desdobrar para conseguir treinar. Como trabalha das 8 às 19 horas, opta por ir antes ou depois do expediente para a rua. “Às vezes, saio de casa às cinco da manhã”, conta.

Mas, a rotina de exercícios tem dado resultado.  No ano passado, ele nadou por 12 horas seguidas em uma piscina de 25 metros. Até que provem o contrário, é o recorde amador. “Agradeço aos meus apoiadores, José Eri Medeiros e Márcio Luiz Alves, além do técnico, Alex Azambuja, nutricionista, Cristiane Brum, e fisioterapeuta, Belizário Rodrigues”.

Fotos: Paulo Pires | Diário de Canoas e Arquivo pessoal

Comentários