A Irlanda o espera

Quando embarcou para Goiânia (GO), para disputar o 18º Campeonato Brasileiro de Karate JKA, no final do último mês, o experiente lutador Rafael Moreira tinha um único objetivo em mente: conquistar uma vaga para o Mundial, marcado para o mês de agosto, em Limerick, na Irlanda. De volta a cidade com o sentimento de dever cumprido, Moreira celebra mais esta conquista para o esporte de Canoas e na sua brilhante trajetória no esporte que se tornará olímpico a partir dos Jogos de Tóquio, em 2020. E o próprio Rafael já declarou, em matéria anterior do Diário de Canoas, que sonha com um lugar no time que representará o País na Olimpíada.

Integrante da Seleção Brasileira da modalidade, Rafael Moreira foi um dos representantes da equipe gaúcha na competição, que ficou em 3º lugar. Na modalidade individual, o canoense acabou derrotado na semifinal para Frank Manera, também do Rio Grande do Sul. Estar entre os quatro melhores garantiu ao lutador um lugar na Irlanda.

Seleto grupo - “Estou muito feliz com mais esta resultado. Poder participar de mais um Mundial é gratificante e estou me preparando para este desafio importante”, relata Rafael Moreira. Para se ter uma ideia da dificuldade da competição, o nacional JKA (Japan Karate Association) teve apenas cinco campeões em 18 edições. Além do próprio Moreira, os outros nomes que integram a seleta lista de vencedores são: Lyoto Machida (PA), Chinzô Machida (PA), Fabio Simões (SP) e Jayme Sandall (RJ).

EM BUSCA DE AJUDA
Acima, Rafael celebra o bronze com os demais integrantes da equipe gaúcha, em Goiânia. Para viajar em busca do sonho mundial, ele corre atrás de apoio financeiro. Precisa de R$ 7 mil. Ele agradece a sua fisioterapeuta, Larissa Ciotta, que o ajudou na recuperação para a disputa do Estadual, onde se sagrou campeão, em Carazinho, pela 26ª vez. Ele lembra também do seu técnico, Alfredo Aires, Prefeitura de Canoas, Universidade La Salle e patrocinadores. O Mundial é realizado a cada três anos e será entre 18 e 20 de agosto.

+ Saiba mais 

Rafael Afonso Moreira é referência no karatê nacional. No Estado, então, nem se fala. Foram 26 conquistas no Rio Grande do Sul e contando... Quanto ao Brasileiro, o canoense é hexa: 2002, 2007, 2008, 2012, 2015 e 2016. Mas o talento dele rompe fronteiras, o que o faz tetracampeão sul-americano: 2005, 2007, 2012 e 2016. No currículo invejável de Moreira ainda constam o título do desafio América do Sul x Itália, em 2016. Agora, a busca é pela inédita conquista mundial. Em 2011, na Tailândia, Rafael foi vice-campeão. E, no ano passado, obteve a quarta colocação, na Austrália.

Comentários