Kiai comemora 14 anos com novidades

Em pouco mais de uma década, ela se tornou respeitada e hoje é referência na modalidade. A Kiai - Associação Canoense de Judô comemorou 14 anos no último 12 de março, com uma notícia importante: o clube está apto a receber recursos privados após ter seu projeto aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte, onde empresas podem deduzir até 1% do Imposto de  Renda em benefício de agremiações esportivas. O técnico, Douglas Potrich, e o diretor, Alvarez Góes, estiveram no Diário de Canoas para comentar os objetivos da Kiai para o futuro.

Um deles é fincar a bandeira da equipe canoense no cenário Sênior (adulto) do judô. Destaque nas categorias de base, o clube precisa de investimentos maiores para reinar também no profissional. “Para isso, teremos de arrecadar mais. Hoje, vivemos de eventos internos como rifas e almoços, e da verba municipal”, comenta Potrich.

Outra questão que a Kiai pretende resolver é em relação às 200 crianças que eram atendidas pelo projeto Atleta Cidadão do Futuro, não renovado pela Prefeitura de Canoas. “São 200 famílias frustradas. Estamos atrás de recursos de fora para que este trabalho não seja interrompido”, explica o treinador.

NOVOS PROJETOS
Esta semana inicia um projeto que atenderá 25 crianças, oriundo de parceria com o Banrisul. “São alunos da Escola Érico Veríssimo, que terão aulas com o estagiário João Cattani”, explica Potrich. “Na metade de abril, lançaremos um novo projeto que receberá mais 50 crianças de Canoas, que poderão praticar judô de forma gratuita”, antecipa o técnico da Kiai.

Reconhecida em todo o País 

Apesar de a Associação Canoense de Judô ter nascido em 2003, a Kiai foi filiada à Federação Gaúcha de Judô em 2006. “Nos virávamos como podíamos, com almoços, rifas, reciclagem, até conseguirmos reconhecimento do poder público”, lembra Alvarez Góes. “Tivemos nosso trabalho valorizado, mesmo que com estrutura inferior aos grandes da capital”, completa o primeiro presidente da Kiai.

Orgulho das conquistas 

Douglas Potrich, que assumiu o posto de técnico principal da Seleção Brasileira Sub-18, em 2013, graças ao trabalho na Kiai, fala com orgulho das conquistas da entidade. “A partir de 2007, começamos a conquistar títulos nacionais. Depois, tivemos atletas convocados para seleções de base e disputando Sul e Pan-Americanos, circuito mundial e técnicos sendo chamados constantemente”, ressalta.

Parceria forte 

Douglas Potrich foi o primeiro gaúcho a assumir como técnico de uma seleção nacional de judô. Ele destaca a parceria com o Unilasalle, que dá bolsa integral para atletas da Kiai. “Muitos já trabalham como estagiários, dando aulas de judô”, comenta. Interessados em investir na Kiai podem ligar para 9 9664-1966, com Jefferson Bothomé, tesoureiro da entidade canoense. 

+ Saiba mais

A Kiai possui cinco núcleos em Canoas, envolvendo 200 famílias. 

A entidade é considerada a 3ª força do Estado, somente atrás de Sogipa e GN União. 

A Kiai possui equipe multidisciplinar, que inclui técnicos, preparadores físicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais.

A sede da Kiai fica na Cejuc, Centro de Canoas. Para comemorar a parceria, será feito um evento.

Foto: Moreno Carvalho | Diário de Canoas

Comentários