Kendô canoense no topo

O canoense Edo Viega é campeão brasileiro de kendô, uma espécie de esgrima japonesa. Ele integrou a equipe da Akipa (Associação de Kendo e Iaido de Porto Alegre, que levou o título da competição, em Suzano, na categoria Aspirantes. “Foram nove academias de todo o Brasil na disputa e, lá, enfrentamos adversários qualificados e mais experientes”, conta Viega, que praticou o esporte na adolescência durante quase dois anos e voltou a lutar há cinco meses. “Voltei porque queria melhorar a saúde e ter mais foco. Deu certo”, completa.

Em São Paulo, a Akipa foi treinada por Mário Flores, que orientou os porto-alegrenses e Edo, único canoense do time. “No dojô da capital também contamos com os ensinamentos do sensei Conrad Lee. Agradeço também ao Marcos Trindade, meu orientador no dojô de Canoas, que sempre esteve ao meu lado”, destaca.

O Campeonato Brasileiro de Kendô reuniu 86 praticantes no naipe masculino e 72 no feminino, entre todas as categorias.

O MESTRE
Marcos Trindade, citado no agradecimento de Edo Viega, pratica o kendô há 13 anos e é um dos mais renomados lutadores do Rio Grande do Sul. Ele esteve na redação do Diário de Canoas com Viega para falar mais sobre a modalidade. “O kendô, além de ser um esporte, é uma filosofia de vida”, explica Trindade, que também é praticante do Iaidô, onde a espada não é a de bambu e o competidor disputa com um oponente imaginário.

+ Saiba mais 

Arte marcial japonesa moderna, desenvolvida a partir de técnicas tradicionais de combate com espadas de samurais da era feudal no Japão, o kendô trabalha a resistência física e psicológica do praticante. É conhecido como a arte dos samurais.

O praticante de kendô é chamado de kenshi ou kendoka.

CONVITE AOS MORADORES

Em 2015, também em São Paulo, Marcos Trindade foi vice-campeão brasileiro na categoria individual. Com grandes resultados obtidos, ele foca agora na formação de novos competidores. Ele treina junto com Edo Viega e convida os canoenses a conhecerem o esporte na prática. O dojô canoense tem Trindade como responsável. Ele fica em uma das quadras da Ulbra. Lá, a modalidade faz parte do curso de Educação Física. Interessados em utilizar o espaço podem entrar em contato pelo telefone 9 9828-1633. “Tivemos uma reunião com o secretário do Esporte e Lazer e poderemos ter um seminário próximo mês”, projeta.

VISITA DE JAPONESES

Na semana passada, uma comitiva da Universidade de Kokushikan, no Japão, visitou o dojô de Canoas para conhecer o espaço e treinar. “Foi um momento histórico, que reuniu representantes do Uruguai também. Os japoneses tem muito a nos ensinar e os alunos daqui aproveitaram a vinda deles para sanar dúvidas”, conta Trindade.

Comentários