Além das expectativas

Pentacampeão estadual, campeão da Copa Paquetá Esportes, vice da Copa Copel Telecom e de volta aos playoffs da Superliga. O Lebes/Gedore/Canoas termina a temporada 2016/17 valorizando os resultados obtidos nesses quase oito meses. “Foi uma temporada muito positiva. Tínhamos a projeção de retornar ao mata-mata da Superliga e conseguimos, além da manutenção da hegemonia no Campeonato Gaúcho e outro título”, destaca Almir Beltrame, presidente da Associação dos Pais e Amigos do Vôlei, entidade que gere a equipe.

Ontem, foi a despedida oficial dos profissionais. Até segunda ordem, todos estão liberados para voltarem às suas casas. Os contratos com patrocinadores, vigentes até agosto, estão próximos de serem renovados, de acordo com Beltrame. Mas, enquanto isso não acontece, nenhuma proposta pode ser feita aos atletas e comissão técnica. “Trabalhamos com os pés no chão, dentro do orçamento. A partir do final de maio, iniciamos uma nova temporada”.

Entrevista ALMIR BELTRAME

Diário de Canoas: Há novas parcerias em vista?
Almir Beltrame - Sim. Nossa prioridade é manter os que estiveram conosco esta temporada. Não há pressa, mas nunca deixamos de trabalhar.

DC - E a arrecadação?
Beltrame - Além dos patrocínios, arrecadamos 20% a mais em bilheteria. Tivemos, em média, cerca de 500 torcedores por jogo, um aumento de 50% se compararmos com a temporada anterior. Vendemos bem os produtos.

DC - Quais os próximos passos para gerar mais lucro?
Beltrame - Vamos incentivar a venda de camisetas através dos parceiros. A Lebes terá nossos materiais em suas lojas.

DC: Fronckowiak fica?
Beltrame - Não podemos fazer proposta antes de acertar os patrocínios. Mas, desejamos que permaneça.

DC: Como ser mais competitivo? 
Beltrame - O ideal seria manter o grupo e trazer dois atletas incontestáveis.

“Minha prioridade é continuar em Canoas”

O fato de ter sido escolhido para ser assistente técnico da seleção brasileira não impedirá Marcelo Fronckowiak de permanecer como treinador do Canoas. “Vou priorizar aqui. Deixei de lado situações no exterior, mas, sou profissional, preciso avaliar todas as questões”, comenta o técnico.

Ele avalia positivamente a temporada e exalta a manutenção da hegemonia estadual. Na Superliga, lamenta a perda de jogadores importantes. “Conseguimos voltar aos playoffs, mas aos trancos e barrancos. Podíamos um pouco mais. Quando estávamos em sexto lugar, no mês de dezembro, perdemos o Maicon (se transferiu para a Europa) e o Thomaz (mão quebrada)”. Na reta final, o time ainda perdeu Alemão. Fronckowiak destaca a valorização de todos. “Muitos jogadores deixarão de ser coadjuvantes e serão protagonistas. O trabalho da comissão técnica também foi excelente”.

Para um ano melhor, o treinador é taxativo. “O clube precisa ser mais cirúrgico nas contratações e buscar mais investimentos”. Este ano, o orçamento do Canoas ficou em R$ 1,4 milhão contra R$ 15 milhões do Cruzeiro, time que o eliminou.

Fotos: Jefferson Bernardes | Inovafoto | CBV

Comentários