Marcelo Fronckowiak na seleção brasileira

Paulo Pires | Diário de Canoas
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou ontem, em seu site oficial, que Marcelo Fronckowiak, técnico do Lebes/Gedore/Canoas, será assistente de Renan Dal Zotto na Seleção Brasileira. Ricardo Tabach, assistente no Rexona-Sesc (RJ) e que já estava na comissão dirigida por Bernardinho foi outro nome confirmado, além do preparador físico, Renato Bacchi, que também integrava o time campeão olímpico na Rio-2016.

A única mudança na comissão técnica confirmada foi elogiada pelo comandante. “O Fronckowiak já dirigiu times na Europa, liderou um grande projeto com o extinto RJX, sendo campeão da Superliga, tem um histórico vitorioso como atleta e como técnico, é muito estudioso, já demonstrou competência e temos certeza que tem muito a contribuir com a seleção brasileira”, disse Renan Dal Zotto, em entrevista ao órgão máximo do vôlei nacional.

Renan, que era diretor de seleções até a Rio-2016, assumiu o comando técnico da seleção no último dia 11 de janeiro, após o anúncio da saída de Bernardinho.

+ Ficha técnica 

Nome: Marcelo Ricardo Fronckowiak
Nascimento: 14/3/1968
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Clubes como treinador: Ulbra, Tourcoing Lille Metropole (FRA), Harnes (FRA), Vivo/Minas, RJX, Dínamo Krasnodar (RUS) e Vôlei Canoas
Principais ítulos como treinador: Superliga (2002/03, pela Ulbra, e 2012/13, pelo RJX), Gaúcho (2003, pela Ulbra; e 2015 e 2016 pelo Canoas), Paulista  (2003, pelo Ulbra/São Paulo) e Carioca (2012, pelo RJX)

"Essa é a realização de um sonho"

Arquivo | Vôlei Canoas
Feliz com a lembrança, Marcelo Fronckowiak comemorou sua primeira convocação. “Essa é a realização de um sonho de uma vida toda. Sempre tive um respeito muito grande pela seleção e tudo que foi construído nesses anos. Estou realmente muito feliz e ao mesmo tempo consciente da responsabilidade que temos pela frente de manter o voleibol brasileiro no mais alto nível”, afirmou Fronckowiak.

Os quatro profissionais já se reúnem nesta semana para dar início ao planejamento para a temporada 2017. O primeiro compromisso da seleção brasileira neste ano será a Liga Mundial, que começa no dia 2 de junho.

Mas, os torcedores do Lebes/Gedore/Canoas podem ficar tranquilos. O técnico já anunciou que permanece no comando da equipe até o final da temporada. Atualmente, o clube ocupa a 7ª colocação na Superliga e volta à quadra sábado.

Multicampeão

Além de diversos títulos como técnico, Marcelo Fronckowiak foi multicampeão como atleta. Só da Superliga foram três títulos: um com a Frangosul/Ginástica, em 1994/1995) e dois com a Ulbra (1997/1998 e 1998/1999). Foi o primeiro líbero campeão brasileiro, em 1998, quando a função foi criada. Tinha até parado de jogar, para ser técnico, mas foi convencido a desempenhar a função.

Comentários