Clube defende obra do campo de futebol

Divulgação
A obra do Projeto Bairro Melhor que consiste na construção de infraestrutura para utilização da praça esportiva no Loteamento Igara II segue dando o que falar. Após alguns moradores do Residencial Jardins se posicionarem contra o campo de futebol, ontem foi a vez da diretoria do Grêmio São Cristóvão se manifestar. “Alguns olham o projeto de maneira preconceituosa por não entenderem o objetivo do mesmo. Felizmente, temos diversos simpatizantes que moram no entorno daquela área”, destaca Edgar Vieira Sarmento, diretor social do São Cristóvão.

Sarmento lembra que o Igara é um bairro grande, que começa na BR-116 e vai até a divisa com o Guajuviras, e que será beneficiado com o projeto. “Temos 57 anos de história na cidade, sede própria na Rua Mamoré. Nada mais justo que recebamos a gestão de uma praça esportiva, já que passamos por todas as questões burocráticas antes de formalizarmos o acordo”.

Sobre o fato de alguns moradores estarem reclamado de que não foram consultados, o diretor do clube salienta que a mudança de local da obra ocorreu por decisão do Executivo. “Nos candidatamos para uma área onde hoje está a Amorji, no Igara II. Mas, assim que fomos contemplados, a Prefeitura, para atender as duas entidades, cedeu a área do Jardins para o São Cristóvão”, ressalta Edgar Vieira. “Ficou difícil de reunir a população, pois aquela região não possui associação de moradores”, completa.

A Prefeitura, após propor a alteração do local da obra, sugeriu que fosse realizada uma parceria entre São Cristóvão e o Charrua, equipe amadora da região. “Era inviável que batessem de porta em porta para saber se eram a favor ou contra. Por isso, pensamos que o compartilhamento é uma boa saída”, ratifica Sarmento. “Não somos donos da área, vamos gerenciar e compartilhar em diversas ações com os moradores”, finaliza.

Promessa de comprometimento 

Paulo Pires | Diário de Canoas
Se quem é contra a obra diz possuir abaixo-assinado, o São Cristóvão também exalta que possui documento com mais de 300 assinaturas em favor do campo no Jardins. “Nele consta ‘concordância da cedência de praça esportiva, composta por campo de futebol, vestiários, banheiro, copa e cercamento’. Faremos até uma horta comunitária”, conta Edgar Sarmento.

O clube promete agilizar junto ao poder público a colocação de pista de caminhada, academia ao ar livre, quadras de areia e playground na área do entorno do campo, que não foi cedida.

Já foi notícia 

O tema foi assunto na edição de ontem do Diário de Canoas. De acordo com a professora Joelma Gonçalves, que reside em frente ao futuro campo, “não há segurança suficiente para um campo de futebol naquele local”. Já a Prefeitura disse que faria uma reunião na Secretaria de Relações Institucionais para debater o tema. Diferente do que foi publicado ontem, o grupo Igara Segura não está sendo reativado, pois nunca foi desativado.

Comentários