Um ano inesquecível para Rafael Moreira

Arquivo pessoal
O ano está terminando e o carateca Rafael Moreira comemora uma de suas melhores temporadas na carreira. Foram conquistas do início ao fim de 2016. E com a notícia da entrada da modalidade na próxima Olimpíada, o canoense já sonha em estar em Tóquio em 2020.

Com 41 anos, Rafael se destaca no karatê shotokan, estilo que se caracteriza por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Há 15 temporadas defendendo a Seleção Brasileira, Moreira compôs a equipe sul-americana que participou, em Milão, do desafio América x Itália, retornando da Europa vitorioso. Em maio, o lutador conquistou o hexacampeonato brasileiro, competição da qual participou de dez finais na carreira. Durante o evento, foi nomeado técnico da seleção estadual e capitão da equipe gaúcha.

Em agosto, Rafael Moreira foi responsável pela organização do 19º Festival Estadual Infantil de Karatê Tradicional, no Unilasalle, que reuniu quase 200 atletas. “Foi um sucesso, contamos, inclusive, com a participação dos pais, que mantiveram as arquibancadas impecáveis, um show”, lembra.

No mês seguinte, apesar de uma lesão na virilha, conquistou pela quarta vez o Campeonato Sul-Americano de Karatê. De quebra, garantiu o posto de capitão da Seleção Brasileira. “Foi emocionante e inesquecível”, descreve Moreira sobre a competição ocorrida em Santiago, no Chile.

Rafael destaca que só não esteve em um Sul-Americano, por lesão. “Antes de viajar, tive de tratar o problema. Graças a minha fisioterapeuta, Larissa Ciotta, fui reabilitado. “Sem este apoio não seria possível”.

Sonho olímpico no horizonte do lutador

Arquivo pessoal
No mês de outubro, Rafael Moreira conquistou o 1º Torneio da Fronteira, competição que colocou frente a frente lutadores do Rio Grande do Sul e Uruguai, em Santana do Livramento. “Lá, fechei um ano repleto de vitórias”, orgulha-se. 

Para 2017, as expectativas são ainda maiores. “Lutarei muito em busca da vaga no Mundial de Karatê”, ressalta Moreira sobre a competição que ocorrerá na Irlanda. Contudo, precisará de apoio para viajar. 

Além de lutar, o atleta cursa Educação Física no Unilasalle gratuitamente. E não esconde seu maior sonho. “Agradeço a Deus por me abençoar em todas as conquistas. Meu sonho é estar na Olimpíada de 2020”, finaliza.

Comentários