Prata da casa que vale ouro

Central do Funvic/Taubaté, canoense Nicolas Bernard é uma das promessas do vôlei brasileiro

Arquivo pessoal
Com a fase inesquecível da Ulbra no final dos anos 90 e início dos anos 2000 e a recente história do Canoas, a cidade adotou o vôlei como o esporte para torcer. Mas, a atmosfera da modalidade não influenciou apenas as equipes. Aos poucos, começam a surgir nomes importantes no cenário nacional de jogadores que nasceram por aqui. O mais promissor deles é o de Nicolas Bernard. Aos 21 anos, o central de 2,03m treina para disputar sua primeira temporada como profissional. Multicampeão na base defendendo grandes clubes e a seleção brasileira, o atleta aguarda com ansiedade o início das grandes competições da temporada: Campeonato Paulista e Superliga.

Após o encerramento do Sul-Americano, onde Nicolas foi campeão com a seleção brasileira Sub-23, o canoense chegou ao Funvic/Taubaté, atual bicampeão paulista e que tem beliscado o caneco da Superliga nas duas mais recentes temporadas. Recém chegado, o camisa 13 do Taubaté ressalta o trabalho desenvolvido no clube do interior de São Paulo. “A preparação aqui é muito forte e bem diferente dos demais clubes onde atuei. Eles dão muita ênfase para a parte física e prevenção de lesões, fazem testes avaliativos no início da temporada e outros mensais para o acompanhamento das evoluções de cada um”, destaca.

A preparação para a temporada incluiu dois amistosos com a seleção do Canadá, que disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016, e a disputa da Copa São Paulo, onde o Taubaté fez a final com outro gigante nacional, Sesi, ficando com o vice-campeonato. Sem contar com os “olímpicos” Lucarelli, Éder e Wallace, o Taubaté fez frente ao Sesi com Nicolas Bernard no time titular. “Foram bom testes. Infelizmente, por uma marcação duvidosa da arbitragem, acabamos não conseguindo virar o jogo com o Sesi, mas acredito que estamos no caminho certo e faremos uma grande temporada”.

Amizade com os campeões 

“Dentro de uma semana eles estarão aqui com a gente para darmos sequência aos treinos”, comenta Bernard sobre os retornos de Lucarelli, Éder e Wallace da seleção brasileira, que conquistou o ouro na Rio 2016. “Já os conheço por causa da seleção. Por vezes, acabamos nos encontrando em Saquarema (RJ), já que as categorias treinam no mesmo local”, conta o jogador. Vice-campeão da Copa Paulista, o Taubaté se prepara para a disputa do Campeonato Paulista, que tem início no dia 31 de agosto. Na oportunidade, os comandados do técnico Cézar Douglas enfrentam o São Bernardo. A Superliga ainda não tem data para começar.

"A preparação aqui é muito forte e bem diferente dos demais clubes onde atuei. Eles dão muita ênfase para a parte física e prevenção de lesões. Fizemos bons testes contra Canadá e Copa São Paulo, estamos trabalhando bem para as competições que vem por aí na temporada"
Nicolas Bernard, central do Funvic/Taubaté 

De brincadeira no quintal até o profissionalismo

Arquivo pessoal
A história de Nicolas Bernard no vôlei começou por acaso. Ainda pequeno - de idade, claro -, foi passar um verão na casa do pai, em Imbé. “Os amigos dele tinham um quintal grande em casa, com uma quadra de vôlei”, conta. Convidado para jogar, Nicolas chamou a atenção de todo, em especial de Alessandro Pereira, à época, técnico da base do Grêmio Náutico União. “Ele era namorado de uma das filhas do amigo do meu pai e me convidou para conhecer o clube e talvez começar a treinar”. Dito e feito. 

Mesmo sendo da categoria Infantil, Nicolas Bernard foi convocado para a seleção gaúcha Infanto-Juvenil. Em 2011,  com 16 anos recém-completados, chegou à seleção brasileira, onde disputou a primeira edição do Campeonato Sul-Americano Infantil, no Equador, ganhando sua primeira medalha de ouro com a Amarelinha. 

No ano seguinte, foi novamente Campeão Sul-Americano, desta vez, da categoria Infanto-Juvenil, no Chile. Futuramente, foi conquistando mais títulos em categorias maiores. Na ordem, jogou nas seleções Sub-17, Infanto-Juvenil, Sub-18, Juvenil,  Sub-20 e Sub-23.

Por Canoas, passagem foi relâmpago 

Arquivo pessoal
Ainda com idade de base, Nicolas jogou pelo Vôlei Canoas, em 2012, quando fez parte do grupo que conquistou o primeiro dos quatro títulos estaduais do clube. Em 2013, atuou pelo Minas Tênis Clube (foto), onde foi convocado para a seleção que disputou o Mundial Infanto-Juvenil, terminando em quinto lugar. Teve ainda passagem rápida pelo Bento Vôlei, antes de retornar ao Minas, onde ficou até se transferir para Taubaté.



Saiba mais 

Morador do bairro Rio Branco, Nicolas Bernard tem sua família vivendo no mesmo local onde nasceu. Quando tira férias, retorna à sua casa para passar o tempo livre com os familiares.

Outra curiosidade do atleta é que em 2010, pelo Grêmio Náutico União, Nicolas ganhou tudo que disputou: Copa Porto Alegre, Copa RS, Torneio Mercosul, Copa Minas, Taça Paraná e o Campeonato Gaúcho.

Com a seleção brasileira, o único título Sul-Americano que falta a Nicolas é o da categoria Adulto. Ele já venceu na Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Sub-23, de forma consecutiva.

Apesar de uma carreira rica em conquistas nas categorias de base do Minas e Seleção Brasileira, o atleta possui apenas um título adulto, com o Canoas, em 2012. Ele espera que 2016 marque o início das conquistas entre os profissionais. 

“Agora vou buscar meu primeiro título paulista e da Superliga. Sei que temos condições para isso”, destaca o canoense.

Ficha técnica 

Nome: Nicolas Bernard Muck dos Santos
Data de Nascimento: 17/03/1995 (21 anos)
Cidade Natal: Canoas/RS
Posição: Central
Altura: 2,03m
Peso: 97kg
Lateralidade: Destro
Clubes: Grêmio Náutico União (2006-2012);  Vôlei Canoas (2012); Minas Tênis Clube (2013-2014); Bento Vôlei (2014); Minas Tênis Clube (2014-2015); e Funvic/Taubaté (2016)
Principais conquistas: Campeonato Sul-Americano Infantil (2011); Campeonato Sul-Americano Infanto-Juvenil (2011); Campeonato Sul-Americano Juvenil (2014); Campeonato Sul-Americano Sub-23 (2016); Copa Panamericana (2015);  Campeonato Gaúcho (2012); Copa Minas; Campeonato Metropolitano; Campeonato Mineiro (2014 e 2015); Vice-campeão mineiro (2016).
Conquista individual: Melhor central do Sul-Americano Juvenil (2014)

Arquivo pessoal

Comentários