Queremos time para torcer

Estância Velha Clube pode retornar à disputa da Terceirona do Gauchão em 2016

Consolidado no cenário das categorias de base do Estado, o Estância Velha pode retornar à disputa de uma competição de profissionais em 2016. O clube esteve presente no congresso técnico da Terceirona do Campeonato Gaúcho, realizado na última semana, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), na capital, que contou com a presença de representantes de 15 agremiações interessadas em participar do certame.

Diretor de futebol do clube, Macárius Boscaini confirma o interesse na disputa. “Um grupo de empresários tem a intenção de colocar jogadores na vitrine e escolheu o Estância Velha para isso. Contaríamos ainda com jogadores do nosso elenco atual”, destaca o dirigente. Ele ressalta que o alvi-azul não teria gastos, já que os empresários arcariam com as despesas. “Tínhamos a perspectiva de disputar, mais uma vez, a Copinha de juniores, no segundo semestre. No entanto, o custo seria praticamente o mesmo e, jogando a Terceirona, ainda corremos o ‘risco’ de subir para a Divisão de Acesso”, completa Boscaini.

A PRIMEIRA VEZ
TIME PARTICIPOU EM 2014

Profissionalizado em 2013 através de uma parceria com a Prefeitura de Canoas e algumas empresas, a Associação Cultural e Beneficente Estância Velha disputou, já naquele ano, a Copa FGF Sub-19. No ano seguinte, o clube foi além, decidindo participar da terceira divisão do Gauchão. Com uma equipe jovem, o alvi-azul fez bonito, chegando até as semifinais do segundo turno da competição, sendo eliminado pelo Guarani de Venâncio Aires que, em seguida, conquistou o acesso. No segundo semestre de 2014, o time canoense não fechou as portas, como é de costume no Rio Grande do Sul. Participou da Copa Metropolitana e da Copa Fernandão. Na primeira, surpreendeu equipes tradicionais como Aimoré e Cerâmica e chegou até as semifinais, perdendo para o Novo Hamburgo. Já na competição eliminatória, eliminou o Panambi, que estava uma divisão acima, e parou no futuro campeão, Lajeadense.

CIDADE SEM TIME
Aos poucos, caímos

Terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, Canoas já teve destaque nacional e até mundial em esportes como vôlei e futsal, com a Ulbra. Contudo, no futebol, a cidade há muito tempo não dá alegrias ao torcedor. A própria Ulbra chegou a se destacar, vencendo duas divisões inferiores de maneira consecutiva e chegando até a final do Gauchão em 2004, quando perdeu para o Inter. A partir daquele momento, nosso futebol só caiu de rendimento e divisões. Após o fechamento do departamento profissional de esportes da instituição, a equipe trocou de comando e passou a ser chamada de Universidade. Logo depois, Canoas Sport Club, que foi rebaixado para a Divisão de Acesso, em 2013, e para a Terceirona, em 2014.  No mesmo ano, o Estância iniciou as disputas profissionais trilhando o mesmo caminho da Ulbra, começando de baixo, mas parou por ali. Dificuldades financeiras fizeram o clube priorizar as categorias de base.

Como será a Terceirona 

Um empecilho para a disputa do Estância Velha na Terceirona do Gauchão seria a quantidade de viagens que o clube teria de fazer caso sejam confirmadas as chaves discutidas no congresso técnico. O time de Canoas ficaria no grupo B, ao lado de Guarany de Bagé, Rio Grande, Riopardense, Bagé, Farroupilha de Pelotas e 14 de Julho, de Livramento. Já a chave A teria Gaúcho de Passo Fundo, Palmeirense, Atlético de Carazinho, Nova Prata, Apafut (Flores da Cunha), Garibaldi, Igrejinha e Sapucaiense. Caso haja desistência de algum clube do grupo B, um dos times do A será sorteado para mudar de chave. A competição começa em 4 de abril e os times jogam entre si, dentro dos grupos, em partidas de ida e volta, somente aos domingos. Os quatro primeiros de cada chave avançam às quartas de final, ainda dentro dos grupos. Os quatro que sobrarem formam um quadrangular. Apenas um clube subirá para a Divisão de Acesso. A competição segue com formato sub-23, podendo três atletas acima da idade por jogo.

Fotos: Arquivo/Grupo Sinos e Luciano Gasparini/Arquivo

Comentários