Sacada para levantar a autoestima deles

No dia da reapresentação do Vôlei Canoas, o grupo de atletas trocou a quadra pela solidariedade. Atletas, comissão técnica e dirigentes foram até a Associação Canoense de Auxílio a Doentes e Deficientes Mentais bater um papo e uma bolinha com os residentes de uma das unidades do Residencial Terapêutico localizado no bairro Harmonia.

Há quatro anos morando no local, Cecílio Rosa Lopes recebeu um presente de aniversário. Ele completou 41 anos ontem e ouviu o “parabéns à você” do pessoal do vôlei. De quebra, ainda recebeu uma camisa autografada por todos. “É uma experiência nova, fiquei muito feliz com a surpresa”, comentou. Em seguida, Cecílio ainda trocou passes com o oposto cubano Angel Dennis.

Enquanto diversas rodas de conversas reunindo boleiros e moradores aconteciam, Dalvi Rocha, responsável pela casa onde ocorreu a visita, falou da importância desta mistura. “Nossa ideia é inserir este pessoal na sociedade. Inclusive, queremos que eles se organizem nesta casa, cuidando um do outro”.

SAIBA MAIS

A Acaddem Residencial Terapêutico atende 68 excepcionais no loteamento Portobelo, bairro Harmonia, há quatro anos.

Prestar atendimento humanizado aos residentes portadores de transtornos mentais, garantindo a integralidade, reinserção social e uma melhor qualidade de vida é a missão do órgão. 

A ação foi organizada pela Diretoria de Políticas em Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde.

Servindo de exemplo e dividindo conquistas

Incentivador da ação, o técnico Marcelo Fronckowiak  foi um dos que mais interagiu, tanto com os mais velhos como com a gurizada. “O poder público é fundamental para esta união entre estes dois mundos. Temos de reconhecer que fazemos parte disso e dividir nossa alegria com eles”, destacou o treinador que já havia feito algo parecido no tempo em que comandava a Ulbra. Os jogadores também demonstraram satisfação com a experiência. “A gente representa a cidade, e eles fazem parte dela. Quando vou a Anápoles, sempre que possível, também visito escolas para mostrar que qualquer um pode chegar onde chegamos”, declarou Batagim, que chegou este ano para reforçar o time.

Fotos: Paulo Pires | Diário de Canoas

Comentários