Coluna do Esporte: 29 de dezembro de 2015


Um ano positivo 

O ano de 2015 foi, sem dúvida, o melhor dos últimos tempos para o esporte de Canoas e Nova Santa Rita. Tanto clubes como atletas que atuam por aqui, ou levam o nome das cidades mundo afora, trouxeram conquistar que recolocaram a gente no cenário esportivo gaúcho, nacional e até internacional.

Desde a época da Ulbra, que deixou Canoas conhecida como cidade do esporte pelo desempenho no futsal, vôlei e futebol de campo, não tínhamos tanta visibilidade. Que seja só o início de uma nova era.

No entanto, é preciso mais investimento em nossos talentos, especialmente do setor privado, para que os atletas com potencial possam melhorar ainda mais e outros surjam. Afinal, é cuidando da base hoje que colheremos os frutos no futuro.

Alto rendimento no topo 

As agremiações que representam  o esporte de alto rendimento de Canoas fizeram bonito. O Vôlei Canoas, que terminou o ano em 7º lugar na Superliga Masculina, conquistou o tetracampeonato gaúcho, mantendo a hegemonia no Estado. Quem também teve um 2015 de alto nível foi o Estância Velha. Apesar de não ter participado de competições profissionais, o clube foi longe nos estaduais organizados pela Federação Gaúcha de Futebol - Infantil e Juvenil B -, além da Copa Sub-19. Para 2016, o clube deverá ter novidades.

O RS é nosso 

O Estado não é nosso apenas no vôlei. O Duda/Canoas levou, pela primeira vez, o Gauchão Feminino, com campanha invicta. Enquanto isso, nas quadras, os meninos da RBF trouxeram para cá o título do Estadual Sub-11. No futebol 7, a Aabboc é quem deu as cartas. Terceira colocada no Brasileiro, a equipe conquistou o tricampeonato gaúcho, com sobras.

Nova Santa Rita 

Nova Santa Rita também foi bem representada em nível estadual e nacional. Atuando pela ACBF, de Carlos Barbosa, os fixos Marlon e Kaue conquistaram a Série Ouro do Gaúcho e a Liga Nacional de Futsal. Já o Velopark, maior parque automobilístico do País, sediou as duas provas mais importantes do cenário brasileiro: Stock Car e Fórmula Truck.

Ligas mantém tradição 

Aquelas que movimentam o maior número de atletas durante o ano seguiram realizando diversas competições do início até o final de 2015. A Liga Canoense de Futebol (LCF) não pôde realizar alguns campeonatos por falta de acordo com o poder público. No entanto, conseguiu colocar em campo os meninos das categorias menores e os mais velhinhos. No futsal, a Liga Canoense de Futebol de Salão (LCFS) e a Liga NSR tiveram disputas intensas que lotaram os ginásios nas duas cidades. No Fut7, a Liga Canoense de Futebol 7 Society (LCF7S) teve seu ano mais produtivo. Organizando competições envolvendo equipes de Canoas e região, consolidou o esporte como o mais praticado do momento.

Destaque em diversas modalidades 

Nem só de entidades vive o esporte. Foram diversos os nomes que colocaram nossas cidades no topo do pódio em diversas competições pelo mundo. Seria injusto citar alguns, pois, certamente, deixaria outros igualmente importantes de fora. Nas diversas modalidades de lutas, vale ressaltar a equipe da Kiai, que teve atletas ganhando medalhas nacionais e internacionais, além de profissionais representando seleções brasileiras de base. As corridas de rua também ajudaram a nos colocar lá em cima. Bem como o paradesporto, com destaque para a equipe da Agafuc, campeã do Gauchão e da Copa Nacional de futebol para cegos.

Comentários