Conheça o meia recém promovido ao profissional do Grêmio

O meia Felipe Tontini, 20 anos, é o mais novo integrante do grupo principal de jogadores do Grêmio. Destaque da equipe de transição, que disputou as copas Luiz Fernando Costa e Valmir Louruz, o paranaense passou a integrar o elenco do técnico Roger. O modo como se deu a promoção foi uma surpresa.
- Me avisaram que eu participaria do treino do time profissional. Eu achava que era só para completar o grupo, mas, no final do trabalho, o James (Freitas, auxiliar) me avisou que eu iria continuar ali – conta Tontini.
Felipe Tontini participou de metade dos 10 gols que o Grêmio fez na Copa Valmir Louruz. Ele marcou dois, deu duas assistências e esteve na jogada de um quinto gol. Os dois gols que marcou foram diante do Juventude: na fase classificatória, em que o Grêmio teve a melhor campanha; e na semifinal. O meia atuou em nove dos dez jogos do Grêmio na competição, todos como titular. Tontini marcou, também, nas quartas-de-final da Copa Luiz Fernando Costa, diante do São José.

Felipe Tontini havia sido o goleador do Grêmio no Campeonato Brasileiro Sub-20 deste ano, tendo marcado três dos cinco gols tricolores no torneio, incluindo um gol relâmpago no jogo de abertura da competição, contra o Corinthians, no Pacaembu. Ele entrou no jogo aos 20 minutos do segundo tempo e, menos de um minuto depois, balançava a rede corintiana. No início do ano, ele havia atuado, com destaque, na Copa São Paulo, em que o Grêmio chegou entre os oito melhores. Ele deixou a sua marca nas oitavas-de-final, marcando um gol na vitória sobre o Goiânia.

Tontini é bastante comunicativo. Tem facilidade nas entrevistas. Em campo, tem um estilo de jogo elegante. Conhecido na base pela sua excelente presença ofensiva, ele resume suas características:
- Sou destro. Jogo no meio-campo, em várias funções. Posso atuar pelo lado, pelo centro ou, até mesmo, de atacante. Atuo com mais frequência como meia armador. Gosto de conduzir a bola, dar arrancadas e assistências, chegando na área para fazer gols.
O INÍCIO

Felipe Tontini, 1,83m, nasceu de Foz do Iguaçu. Ele chegou ao Grêmio no final de 2011, aos 16 anos de idade, vindo do Guarani/SP. Em 2012, conquistou, pelo Tricolor, um título internacional, a Raiffeisenbank Vorallgäu Cup, na Alemanha. No mesmo ano, foi vice-campeão brasileiro sub-17, fazendo gol na final contra o Inter. Em 2013, Tontini foi artilheiro do Grêmio na Taça BH de Futebol Júnior. Em 2014, tornou-se campeão gaúcho sub-20 – título que o clube não conquistava desde 2007 – e foi vice da Copa Sul-Fronteira de profissionais.


FICHA TÉCNICA

Nome: Felipe Tontini da Silveira (Felipe Tontini)
Nascimento: 16/07/1995 (20 anos), em Foz do Iguaçu/PR
Altura: 1,83m
Peso: 73kg
Posição: Meia-atacante

Fotos: Rodrigo Fatturi | Grêmio FBPA e Arquivo Pessial

Comentários