Eles jogam futebol com a mão

Canoas Jaguars Equipe de futebol americano se prepara de olho no primeiro amistoso e quer disputar o Campeonato Gaúcho em 2017

Pesquisas recentes apontam que o futebol americano é o terceiro esporte que mais cresce no Brasil. Tachado por alguns como uma atividade bruta, é idolatrado por alguns jovens que não perdem um jogo sequer da NFL, a liga profissional mais popular dos Estados Unidos. Mas, só assistir pela televisão não fazia mais sentido para Robson Rosa, 24 anos, e seus amigos. Foi aí que surgiu a ideia de montar a primeira equipe da modalidade em Canoas. Fundado em 7 de março deste ano, o Canoas Jaguars já conta com 43 jogadores e se prepara para seu primeiro amistoso.

Contudo, o futebol jogado com as mãos está longe de ser popular. Para se equipar um jogador por completo, são necessários aproximadamente R$ 2 mil. Por este motivo, o Jaguars ainda não é filiado à Federação Gaúcha, que organiza o Estadual. Isso deverá ocorrer em abril do ano que vem. “Contamos com cinco patrocinadores e organizamos festas e rifas para arrecadar o dinheiro”, conta Robson, que é o presidente do Jaguars.

Mesmo sem capacetes e ombreiras, obrigatórios em competições, os jovens não aliviam nas trombadas. O time costuma treinar no Parque Eduardo Gomes. Porém, no sábado, a atividade ocorreu em uma quadra sintética no Centro. No dia 4 de outubro, o Jaguars encara o Porto Alegre Crows, no Capão do Corvo. Ainda em 2015, jogará outros dois amistosos. “Em 2016 temos cinco jogos previstos para, no ano seguinte, disputarmos o Gaúcho”, completa o mandatário, que atua como running back.

"É visto como agressivo, mas, na verdade, é um dos jogos mais disciplinados que existe."

ROBSON ROSA, presidente do Jaguars, sobre o preconceito de alguns com o esporte

NFL os INSPIRA

Peyton Manning, considerado um dos melhores jogadores da história da NFL, é a inspiração de Júlio César Rodrigues, um dos quarterbacks do Jaguars. “Há dois anos comecei a assistir aos jogos e, em janeiro, passei a jogar. Ele é minha inspiração, assisto jogos, vídeos no Youtube e busco melhorar também lendo livros”, conta o atleta de 26 anos.  No futebol americano, o quarterback é o responsável pelas jogadas de ataque, fazendo os lançamentos. Jorge Pereira, 20, torce pelo New Orleans Saints, de Drew Brees. Ele conta que pratica o esporte há três anos, mesmo sem o apoio da família. “Meu pai não gosta por entender que se trata de um esporte violento”, explica.

Fotos: Paulo Pires | Diário de Canoas

Comentários