Despedida do professor após oito anos na Ulbra

Por quase uma década, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ocupou espaço nobre no cenário esportivo nacional, com suas equipes profissionais de vôlei, futsal, basquete e, por último, futebol. Após um período de crise, resolveu fechar o departamento. Então criou-se a ideia de valorizar o esporte universitário. Para gerenciar o departamento, foi escolhido o professor Jober Teixeira Jr. Por oito anos, o porto-alegrense tomou a frente da gestão de todas as modalidades e colocou Canoas como uma das cidades que mais acumularam conquistas entre as universidades. Agora, ele está de partida. Jober vai morar em João Pessoa (PB), onde trabalhará junto à Federação Paraibana de  Futebol. “A Ulbra foi responsável por tudo de fantástico que aconteceu na minha vida profissional. Vesti a camiseta e saio com o coração partido. Durante oito anos exerci a função com muito amor e carinho, sou grato por tudo que conquistei aqui”, comenta o professor formado em Educação Física e pós-graduado em Futebol e Futsal. No Nordeste, deverá também exercer a função de comentarista esportivo na televisão local, o que fez por aquiaté o início dos anos 2000. “Também decidi me mudar pela questão climática, preciso cuidar da saúde, já estou com quase 60 anos”.

Discipulo deverá ser o substituto

Na sede do Diário de Canoas, professor Jober, como é conhecido no meio esportivo, citou alguns nomes que o ajudaram em sua trajetória na cidade. Os principais foram Valter Kuchenbecker, Marcos Ziemer, Eduardo Merino, Ivan Basegio e Paulo Seifert. “Organizamos o esporte universitário valorizando o aluno, mostrando que é possível praticar esportes sem deixar os estudos”, ressalta.
Jober destaca os comitês formados para a Copa do Mundo e Olimpíadas. “Nosso Complexo Esportivo foi aprovado pela  Fifa para a Copa do Mundo. Seleções não vieram para cá por questões financeiras”, conta. Na administração do complexo, Teixeira proporcionou a vinda de clubes das séries “A”, “B” e “C” do Campeonato Brasileiro para treinos. Ao sair, ele indicou seu substituto. É  Jardel Machado, ex-técnico da equipe de futebol universitário. “Ele montou o time que serviu de sparring para diversos clubes do Estado, se formou na Ulbra e tem caráter e trabalho diferenciado para assumir o cargo”, elogia Jober.

Mulheres - Uma das bandeiras defendidas por Jober Teixeira Jr. é o futebol feminino. Desde quando lecionava, na faculdade, em Osório, se especializou no tema. Tanto que, ano passado, lançou o livro Mulheres no Futebol: A Inclusão do Charme, que trata não só das questões técnicas, mas também da administração, arbitragem e aspectos fisiológicos na modalidade que ainda carece de conhecimento no Brasil.

Fotos: Paulo Pires | Diário de Canoas

Comentários