Capital x interior nas semifinais do Gauchão Sub-20

Ocorrem neste sábado, dia 20, às 15h, os jogos de ida das semifinais do Estadual Júnior, o Gauchão Sub-20. No Cristo Rei, em São Leopoldo, Aimoré x Inter. No CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, Grêmio x Juventude. Os jogos de volta, em Alvorada e Caxias do Sul, respectivamente, estão marcados para outro sábado, dia 27, também às 15h. O número de gols marcados fora de casa é critério de desempate.

O Juventude, treinado por Tiago Nunes, chega à semifinal com a melhor campanha. Primeiro colocado após as 14 rodadas da fase classificatória, o time venceu os dois jogos das quartas-de-final, diante do Lajeadense. O aproveitamento é de 77%, sendo a equipe que mais venceu no Estadual, 12 vezes. Se o Ju encerrar o campeonato à frente do Aimoré, garante vaga na Copa São Paulo de 2016, pois a dupla Gre-Nal tem lugar assegurado no torneio paulista.

Adversário do Juventude na semifinal, o Grêmio encerrou a primeira fase em quarto lugar, mas graças às duas vitórias sobre o Veranópolis nas quartas-de-final, passou a ter a segunda melhor campanha geral. Atual campeão estadual de juniores, o Tricolor utiliza, no campeonato, uma base mais jovem, do sub-19, enquanto o time sub-20 representa o clube no Campeonato Brasileiro da categoria. Ainda assim, é uma equipe forte, em que brilham, por exemplo, os atacantes Erick Samuel – artilheiro do time – e Nicolas Careca, além do zagueiro Rodrigo Ancheta, neto do ídolo gremista Atílio Genaro Ancheta.

Segunda melhor campanha na fase de classificação em 2015, o Inter ficou de fora da final do ano passado. Seu último título gaúcho na categoria foi obtido em 2012, quando um de seus destaques foi o lateral Cláudio Winck. O Colorado chega à semifinal após uma classificação incomum: perdeu o primeiro jogo por 3 a 0 e venceu o segundo por 6 a 0. É o melhor ataque do torneio. O grupo conta com vários jogadores campeões da Copa do Brasil Sub-20, em 2014, como o zagueiro Eriks, o meia Andrigo e o atacante Leandro, com passagem pelo time profissional.

O Aimoré, que possui a quarta campanha entre os semifinalistas, é treinado por Arilson, ex-jogador da dupla Gre-Nal e da Seleção Brasileira nos anos 90. A equipe se classificou, nas quartas-de-final, após dois empates com o rival Novo Hamburgo. O clube jamais chegou entre os dois melhores do Estadual Sub-20, que foi disputado, pela primeira vez, em 1991.

CAMPANHAS

Juventude
12 vitórias, 1 empate, 3 derrotas (aproveitamento 77%); 36 gols marcados, 11 sofridos

Grêmio
11 vitórias, 2 empates, 3 derrotas (72,9%); 36 gols marcados, 15 sofridos

Inter
10 vitórias, 4 empates, duas derrotas (apr. 70,8%); 41 gols marcados, 10 sofridos

Aimoré
9 vitórias, 5 empates, duas derrotas (66,6%); 30 gols marcados, 12 sofridos

OS CAMPEÕES DO GAUCHÃO SUB-20

Internacional – 10 títulos e 4 vices
Grêmio – 7 títulos e 5 vices
Caxias – 4 títulos e 2 vices
Juventude – 3 títulos e 3 vices

Foto: Divulgação

Comentários