Turra analisa fase do Boavista

Poucos torcedores sofreram tanto, nos últimos anos, em Portugal, quantos os do Boavista. O simpático clube da cidade do Porto, famoso pela camisa xadrez, foi rebaixado no tribunal, há sete anos. Em sua temporada de retorno, a manutenção na elite nacional está, praticamente, assegurada, o que é motivo de felicidade para um brasileiro que defendeu a equipe nos áureos tempos, o então zagueiro Paulo Turra, hoje com 41 anos de idade.
- Tenho acompanhado. Falo com torcedores do Boavista e amigos portugueses pelo Facebook. Acredito que vá permanecer na primeira divisão, felizmente. Isso deve ser festejado como um título. Aos poucos, passo a passo, o Boavista irá voltar ao seu lugar e disputará, novamente, competições europeias – prevê Paulo Turra.
Vindo do Palmeiras, Turra chegou ao Boavista em 2001. Naquela temporada, participou da campanha do vice-campeonato português. Disputou, também, a Liga dos Campeões da Europa, tendo enfrentado, dentre outros, o Manchester United, de Van Nistelrooy. No clube, onde ficou até 2004, chegou, ainda, a uma semifinal de Liga Europa. O atual técnico do Boavista jogou com Turra no Boavista, na temporada 2001/2002. O ex-jogador da seleção portuguesa e do Benfica tem, atualmente, 38 anos de idade.
- O Petit foi um grande “médio”, que é como se chama o meio-campista em Portugal. Lembro-me de um jogo em que atuou quase um tempo inteiro com um dedo do pé quebrado. É um grande profissional e um grande amigo – diz Paulo Turra.
No melhor período da história do Boavista, o ínicio dos anos 2000, atuaram por lá vários brasileiros, além de Paulo Turra. Os que mais se destacaram: zagueiro Éder, ex-Grêmio; lateral-esquerdo Erivan; meia Alexandre Goulart; e os atacantes Duda, Elpídio Silva, Márcio Mexirica, Serginho Baiano e Luiz Cláudio, ex-Palmeiras, Inter e Vasco.

O rebaixamento do Boavista ocorreu ao final da temporada 2007/2008, por uma decisão tomada fora do campo. Na época, estourou um escândalo de manipulação de resultados. Depois disso, o clube chegou a cair para a terceira divisão portuguesa, de onde, foi resgatado por uma reversão daquela decisão. Após 26 rodadas em sua temporada de retorno, o Boavista é 13º, com 28 pontos, nove a mais que o Gil Vicente, 17º, primeiro da zona de rebaixamento. Faltam oito jogos para cada equipe. O próximo compromisso do Boavista está marcado para o dia 4 de Abril, contra o Penafiel, fora de casa.

Fotos: Arquivo Pessoal

Comentários