Estância impedido de jogar pela Federação

CLUBE: quer jogar, mas presidente Novelletto alega dívida
Canoas - O Estância Velha quer disputar os estaduais Infantil e Juvenil B, mas a Federação Gaúcha de Futebol não deixa. Na última quarta-feira, durante congresso técnico das duas competições, o clube foi informado de que não poderia participar, pois teria dívidas com a entidade. Contudo, o alvi-azul, filiado em 2013, não sabe qual o valor e referente à que consiste o débito. “Pedimos explicações, mas tudo que recebemos foram frases vagas, sem mais detalhes”, explica o diretor de esportes do Estância, Macarius Boscaini. O presidente da FGF, Francisco Novelletto, diz que cedeu uma espécie de filiação provisória ao clube, em 2013, desde que o mesmo quitasse uma dívida de 300 mil reais do Canoas. Como isso não ocorreu, a tentativa em participar foi barrada.

Através de um advogado, o clube entrou com uma notificação extra-judicial solicitando sua inclusão nos campeonatos em que fez ótimas campanhas no ano passado. O diretor do Estância Velha ressalta que o projeto de futebol no clube tem cunho social. "Não queremos lucrar com isso. Nosso objetivo é ocupar os jovens canoenses e ajudar na formação deles como cidadãos", destaca Boscaini. Atualmente, 200 meninos treinam de olho nas competições. "Os grandes prejudicados com a situação são eles.

Reunião para resolver o impasse

Segundo Francisco Novelleto, para ser filiado, o clube precisa ter um estádio com 10 mil lugares ou pagar 350 mil reais à FGF. "Abri exceção para o Estância Velha, em 2013, mas ficou acordado que a dívida do Canoas seria transferida. Até o momento, não foi quitada", revela. Wle diz que o acordo foi feito com Estância e Prefeitura. “Na época, dei um canetaço, mas a situação ficou pendente”, ressalta Novelletto. O Executivo canoense nega que haja qualquer documento que assinale pendências do Poder Público ou do Estância com a Federação. Tanto é que o clube consta como votante na próxima eleição da entidade. Uma reunião, ás 11 horas, no gabinete do prefeito Jairo Jorge, foi confirmada por Novelletto e pelo secretário do Esporte Edimilson Tresoldi. “Vamos tentar resolver o impasse”, afirma o presidente.

Estrela representa o Sapucaiense

O Estrela do Vale bem que tentou, mas não conseguiu se filiar em tempo hábil para poder disputar o Estadual Juvenil B. Mas, para dar continuidade ao projeto, o Estrela fez um acordo com o Sapucaiense, para jogar o campeonato. Jogadores, comissão técnica e direção: tudo ficará a cargo dos canoenses. "Treinaremos três dias da semana em Canoas e dois em Sapucaia do Sul", conta Eliton Becker, diretor de futebol do Estrela. O time estreia no dia 18 de abril e a chave tem ainda o Tamoio, de Viamão, Inter, Mundo Novo e Novo Horizonte.

Foto: Paulo Pires/GES-Arquivo

Comentários