Argentino representa Toeikan em seu País

MESTRE: Guido (E) foi aprovado pelo shihan Valmir Teles
Canoas - Desde a última sexta-feira, o sensei argentino Guido Alberto Capizzano está em Canoas sendo avaliado pelo shihan Valmir Teles com o objetivo de representar a Organização Toeikan em seu País. "Ele nos procurou via internet e combinamos a visita. Nestes quatro dias, pôde ter uma ideia do trabalho desenvolvido aqui e do nível técnico", explica Teles. Aprovado, Guido retorna à Argentina hoje e dará prosseguimento à prática do karatê que prioriza o combate.

"Tive uma excelente impressão do trabalho feito em Canoas. Tinha ido à São Paulo e Montevidéu, mas não me impressionei com o que vi. Aqui, me surpreendi com o tratamento", comenta o argentino. Agora, o Karatê Toeikan está representado em cinco países da América do Sul. Além de Brasil e Argentina, está também na Venezuela, Chile e Uruguai.

No ano 2000, Valmir Teles começou com a prática deste esporte na cidade. Onze anos mais tarde, foi nomeado representante máximo no continente, pelo japonês Hideo Takada, fundador do esporte. Hoje, a academia situada no bairro Harmonia conta com 150 alunos. No Brasil, são em torno de 600 praticantes desta modalidade do karatê. "São anos de trabalho onde o foco principal é a disciplina. Nos preocupamos com o futuro dos jovens", destaca Valmir Teles.

Foto: Moreno Carvalho/GES-Especial

Comentários