Preparação em alta

Grande sensação da edição 2015 do Campeonato Gaúcho, o São  José tem apresentado muitos destaques em campo. No entanto, um dos segredos para a excelente campanha está fora das quatro linhas e é refletida nos gramados: a preparação física. E o responsável por esta parte é um jovem vindo da base do próprio clube da capital. Leonardo Fortino, 34 anos, exerce a função desde os 23 e esteve presente nas recentes boas participações do Zequinha em competições estaduais nos últimos dois anos. Só em 2014, foi vice campeão estadual e levou o título da Copa FGF Sub-19, em cima do Internacional.

O trabalho realizado na base foi valorizado pela direção do clube que, após a Copa São Paulo de Futebol Júnior, promoveu Leonardo Fortino ao grupo principal.

- Fico muito feliz com a oportunidade e pela valorização do trabalho que desenvolvi ao longo de dois anos na categoria Júnior. Agora, é seguir trabalhando forte para alcançarmos nosso objetivo, que é a classificação à próxima fase – destaca o profissional que iniciou no time B do Inter, em 2004. 
Fortino acredita que vive o seu melhor momento na carreira e aponta o amadurecimento como fundamental no trabalho desenvolvido junto ao grupo principal do São José.
- Já havia trabalhado em equipes profissionais. No Garibaldi, em 2012, estive na Segunda Divisão e, no ano seguinte, tive a oportunidade de exercer a função no Canoas, na Série A. Estes trabalhos, com certeza, me deixaram pronto para trabalhar em equipes de ponta. E nossa campanha mostra isso, que temos condições de brigar de igual para igual com os grandes do Estado.
O otimismo do preparador físico tem fundamento. Em sete jogos, o Zequinha soma quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota. É líder isolado e, na próxima terça-feira, 3, visita o Aimoré, pela oitava rodada. Fortino ressalta que uma das principais características do São José neste campeonato tem sido a insistência até o último minuto, sem nunca desistir de buscar o resultado.
- Felizmente, o grupo de atletas entendeu nossa filosofia de trabalho e tem mantido um bom ritmo durante os 90 minutos. Prova disso é que, ainda na segunda rodada, com o trabalho apenas iniciando, buscamos o resultado diante do Inter, no Beira-Rio, correndo atrás do placar o jogo inteiro – lembra o profissional sobre o confronto em que o Zequinha perdia por 3 a 0 e, em seguida, por 4 a 2, e que terminou empatado por 4 a 4.
Foto: Divulgação | Kokka Sports

Comentários