Brasileiro fala da decapitação simbólica de ex-companheiro

Chamou a atenção no mundo inteiro a imensa bandeira apresentada pela torcida do Standard Liège no clássico contra o Anderlecht, realizado nesse domingo, dia 25, pelo Campeonato Belga. Ocupando dois lances de arquibancada, a bandeira continha um desenho do personagem Jason, da série de filmes Sexta-Feira 13, com um facão numa das mãos, e, na outra, a cabeça de Steven Defour, ex-jogador do Standard, hoje no rival Anderlecht. Ao lado do desenho, a frase, em Inglês, “Red or dead”: “Vermelho (cor do clube) ou morto.”

Imagem: ReproduçãoO volante brasileiro Edenilson Bergonsi, hoje no CSKA Sofia, da Bulgária, foi contratado pelo Standard Liège para a temporada 2011/2012 e conviveu, por um curto período, com Defour. O meia seria vendido semanas depois, ao Porto, de onde sairia para o Anderlecht na metade do ano passado.

- Para a torcida, esta ida do Defour para o maior rival foi uma facada, pois ele foi formado no Standard e era o capitão antes de ser vendido - lembra Edenilson.
No ano em que passou no Standard Liège, o brasileiro pôde perceber o fanatismo da torcida.
- No dia da apresentação do elenco, o estádio estava praticamente lotado. Nos jogos, então, nem se fala. Estava sempre cheio. A torcida é apaixonada mesmo. Mas na temporada que passei por lá, não houve nenhum incidente de violência. Creio que a bandeira seja meramente uma provocação.
Edenilson chamou a atenção do Standard Liège, em 2011, após uma curta mas vitoriosa temporada no Brussels, da segunda divisão. Quando chegou, o pequeno clube era o último colocado. Em nove jogos de Edenilson como titular, foram oito vitórias e um empate. Quem fez o mesmo caminho de Edenilson, do Brussels para o Standard, foi o atacante Igor de Camargo, que se naturalizou belga e chegou a defender a seleção.

Em 2015, Edenilson segue vestindo vermelho, mas o do CSKA Sofia, líder do Campeonato Búlgaro. A equipe se prepara, na Turquia, para a retomada da competição nacional, que o clube não conquista desde 2008. O brasileiro poderá consegui-lo e sua primeira temporada no time.

FICHA TÉCNICA
Nome: Edenilson Bergonsi
Nascimento: 13/09/1987 (27 anos), em Carlos Barbosa/RS
Posição: Volante
Altura: 1,86m
Peso: 75kg

Clubes como profissional
2014-2015 | CSKA Sofia/Bulgária
2012-2014 | Cherno More/Bulgária
2011-2012 | Standard Liège/Bélgica
2010-2011 | Brussels/Bélgica
2010 | Varese/Itália
2009 – 2010 | Juventude/RS
2009 | Brasil de Pelotas/RS
2008 | Esportivo/RS
2007 | Mogi Mirim/SP

Comentários