Tiago Nunes de olho no Brasileiro Sub-20

O Campeonato Brasileiro Sub-20 termina neste sábado, dia 20, com a final entre Atlético/PR e Corinthians, no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre. Integrante da Série ‘C’ nacional entre os profissionais, o Juventude não disputa a competição. Mas seu técnico observa atentamente o torneio. Tiago Nunes, que comandou o time júnior do Ju na conquista da Copa Serrana de profissionais, verifica que o nível da sua equipe campeã não fica distante do nível dos times sub-20 dos clubes de Série ‘A’ do Brasileirão.

- De maneira geral, a avaliação é de que a competição tem sido muito boa. São jogos muito equilibrados. No aspecto tático, as equipes têm modelos muito parecidos, com alguns princípios de jogo diferentes. Consigo perceber que o trabalho que que vem sendo feito no Juventude está num nível muito parecido com esses grupos. Tenho certeza que, se o Juventude de 2014 estivesse disputando essa competição, seria uma equipe que iria despontar, tendo em vista o que pude observar até agora – garante Tiago Nunes.

Estudioso, Tiago Nunes explica a importância de acompanhar o Brasileiro Sub-20.

- Acompanhei muitos jogos, a maioria deles, nos estádios. Tem sido um momento de reciclagem, pois acabamos vendo o que os maiores clubes do país têm feito em termos de futebol em suas categorias de base, especificamente na sub-20, a porta de entrada no futebol profissional.

Técnico experiente, mesmo aos 34 de idade, Tiago Nunes já treinou equipes profissionais e da base do Grêmio. Para ele, a competição de juniores tem servido, também, de aprendizado.

- Tem servido para trocar ideias com as comissões técnicas das equipes e para conhecer novos atletas, exponenciais técnicos que podem, em curto espaço de tempo, estar despontando nas equipes profissionais – afirma Tiago.

Tiago Nunes assumiu o comando do time sub-20 do Juventude no primeiro semestre de 2014. A equipe terminou a fase de classificação do Campeonato Gaúcho da categoria em terceiro lugar, só atrás da dupla Gre-Nal. O time foi um dos poucos a tirar pontos do Grêmio, que acabaria campeão.

Após o Juventude ter saído do Estadual de Juniores nos pênaltis, nas quartas de final, a equipe, com acréscimos de poucos jogadores, se preparou para a Copa Serrana de profissionais. Contra times que visavam o Gauchão de 2015, a jovem equipe de Tiago Nunes sobrou, tendo vencido todos os quatro jogos da fase de mata-mata: a semifinal contra o Esportivo e a final diante do Veranópolis, vencida pelo Ju por 7 a 2 no placar agregado. O time campeão teve o melhor ataque, a melhor defesa e o goleador da competição, tendo sido, ainda, quem menos perdeu dentre os 21 que disputaram as três copas regionais. O título valeu participação na Supercopa Gaúcha.

A apresentação do time sub-20 do Juventude, visando a temporada de 2015, está marcada para a última semana de Janeiro.

Foto: Arthur Dallegrave | E.C. Juventude | Arquivo

Comentários