Brasileiro quer vencer clássico búlgaro para descansar na liderança

O jogo do próximo sábado, 13, válido pela 19ª rodada do Campeonato Búlgaro, é o último do CSKA Sofia antes da paralisação do torneio para o período de férias. E o confronto tem caráter especial para a equipe e, também, para o volante brasileiro Edenilson Bergonsi, que enfrentará o Cherno More, seu ex-clube, pela segunda vez na temporada. Se vencer, o CSKA, no mínimo, manterá a diferença de três pontos para o Ludogorets, vice-líder. Evidentemente, esta margem pode ser ampliada em caso de tropeço do rival.

Antes de ser contratado pelo time da Capital búlgara, Edenilson atuava justamente no adversário deste sábado. Durante a passagem de dois anos pelo Cherno More, ele foi o atleta que mais atuou com o camisa do clube. Saiu de lá com status de ídolo. Inclusive, no duelo do primeiro turno, no empate em 1 a 1, em Varna, Edenilson foi aplaudido de pé pelos torcedores locais, em reconhecimento ao trabalho realizado durante o período em que defendeu as cores da equipe.

- Além do carinho e gratidão que tenho pelo Cherno, era o dia do meu aniversário. E os meus pais estavam no estádio prestigiando. Foi um momento muito especial – contou o jogador de 27 anos. 

Após esta partida ficarão faltando três rodadas para o término da primeira fase, na Bulgária. A etapa final será disputada pelos seis primeiros colocados, mas os pontos da fase classificatória continuam valendo. O Ludogorets, clube mais poderoso do país, economicamente, é o atual campeão. Recentemente, participou da Liga dos Campeões. Estava no Grupo B, que tinha também o Real Madri-ESP, o Basel-SUI e o Liverpool-ING. Edenilson entende que é fundamental sair de férias na condição de líder do Nacional para dar mais tranquilidade ao grupo de jogadores.

 - Será importante mantermos esta folga na liderança. Vamos para as festas de final de ano com a autoestima elevada e sabendo que no retorno podemos ser campeões dependendo somente de nós – apontou. 

Boa campanha tem despertado interesse de outros clubes

Edenilson, 27 anos, está em sua primeira temporada no CSKA, clube mais popular e maior vencedor da Bulgária. Dono de um chute potente, já marcou dois gols de fora da área na temporada. Gaúcho de Carlos Barbosa, com passagem pela base do Grêmio, tornou-se profissional no Mogi Mirim/SP e atua no Velho Continente desde 2010. O jogador, que tem passaporte europeu, passou por Itália e Bélgica antes de chegar ao território búlgaro.

As boas atuações do volante brasileiro têm despertado boa visibilidade especialmente no futebol Búlgaro, mas também fora dele. Noruega, Cazaquistão, Macedônia e Rússia são alguns dos países cujos clubes têm efetuado sondagens. Edenilson ainda revelou que dois clubes brasileiros e um da Escócia também estabeleceram contato para saber mais sobre sua condição.

- Tem sido um ano maravilhoso para mim. Estou muito feliz aqui no CSKA e com uma grande expectativa de ajudar o clube a conquistar o título nacional, o que não acontece desde 2008. Fico orgulhoso com todas estas consultas, sinal de que o trabalho está sendo bem feito. No entanto, estou muito focado nesta possibilidade de título. Todos queremos muito -  revelou Edenilson.

Depois da rodada do próximo final de semana, o campeonato para por 75 dias em virtude do frio intenso. Dia 17 de dezembro Edenilson chega ao Brasil para curtir férias junto a amigos e familiares. O grupo de jogadores se reapresenta dia 07 de janeiro para dar início a intertemporada, que será realizada na Turquia. Dia 20 de fevereiro de 2015 está marcada a retomada do Campeonato Búlgaro.

FICHA TÉCNICA
Nome: Edenilson Bergonsi
Data de Nascimento: 13/09/1987 (27 anos)
Local: Carlos Barbosa/RS
Posição: Volante
Altura: 1,86m
Peso: 75kg

Clubes como profissional
2014-2015 | CSKA Sofia/Bulgária
2013-2014 | Cherno More/Bulgária
2012-2013 | Cherno More/Bulgária
2011-2012 | Standard Liège/Bélgica
2010-2011 | Brussels/Bélgica
2010 | Varese/Itália
2009 – 2010 | Juventude/RS
2009 | Brasil de Pelotas/RS
2008 | Esportivo/RS
2007 | Mogi Mirim/SP

Foto: Divulgação

Comentários