Turra perto de ver confirmada sua primeira disputa de Copa do Brasil como treinador

Quarto colocado no Gauchão 2014, o Caxias está muito próximo de confirmar participação na Copa do Brasil do ano que vem. Se o Internacional, pelo menos, empatar com o Palmeiras, neste sábado, dia 29, no Beira-Rio, não será mais alcançado pelo Fluminense, que está em sétimo. Isso irá confirmar, no mínimo, um clube gaúcho, Grêmio ou Inter, na disputa da Libertadores 2015, abrindo vaga ao Caxias na primeira fase da Copa do Brasil.

Técnico profissional desde 2009, Paulo Turra poderá disputar sua primeira Copa do Brasil nesta função. Ele foi o treinador do Cianorte/PR na campanha da classificação para a competição nacional, em 2012, mas não esteve na casamata do time paranaense na disputa do torneio, em 2013. A vaga à Copa do Brasil foi obtida com o vice-campeonato do interior paranaense – quarta colocação no estadual. No mesmo ano, o Cianorte chegou às quartas-de-final da Série D nacional.

Nas duas Copas do Brasil em que Paulo Turra atuou como zagueiro do Caxias, o time grená parou no Cruzeiro. Em 1999, na primeira fase, o clube gaúcho chegou a derrotar os mineiros no Centenário: 3 a 2, com dois gols de Washington, hoje vice de futebol do clube. Turra estava na zaga. Em 2000, o Cruzeiro foi o terceiro adversário do Caxias, nas oitavas de final. Nas etapas anteriores, o clube da Serra eliminou Avaí e Sergipe. Pelo Botafogo/RJ, onde esteve por empréstimo, nos anos 90, Paulo Turra fez parte do grupo que chegou às oitavas de final de 1998, tendo parado apenas no Palmeiras, de Luis Felipe Scolari, que acabaria campeão.

GAÚCHOS NA COPA DO BRASIL

A dupla Gre-Nal, que foi finalista do Gauchão, está pré-classificada para a primeira fase da Copa do Brasil 2015, ao lado do Brasil de Pelotas, que foi terceiro, e do Lajeadense, campeão da Copa Fernandão. Se um gaúcho disputar, entra o Caxias. Se dois disputarem, entra, também, o Veranópolis.

PRIMEIROS TESTES

O técnico Paulo Turra planeja dois bons testes para o Caxias ainda este ano. Após a apresentação do grupo de jogadores, marcada para 1º de dezembro, serão dois jogos para testar a equipe, nos dias 17 e 23 do mesmo mês. O treinador pretende que os adversários sejam equipes que também irão disputar o Gauchão 2015.

Conforme o calendário divulgado e revisado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os campeonatos estaduais irão começar no dia 1º de fevereiro. O início da Copa do Brasil está previsto para o dia 25 daquele mês. A Série C do Campeonato Brasileiro, da qual o Caxias faz parte, vai começar no dia 17 de maio.

Foto: SER Caxias | Divulgação

Comentários