Tiago Nunes busca colocar Juventude sub-20 em final de profissionais

A equipe sub-20 do Juventude, que representa o clube no Campeonato Paulo Sérgio Poletto (Copa Serrana), largou na frente no primeiro jogo da semifinal da competição, que é disputada por equipes profissionais. No enfrentamento de dois jogos contra o Esportivo, o jovem time comandado pelo técnico Tiago Nunes venceu os primeiros 90 minutos, em Farroupilha, por 3 a 1. A partida de volta é no sábado, 8, às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O Juventude pode perder por um gol de diferença que garante a classificação ou, ainda, perder por dois tentos, desde que marque dois ou mais. O Esportivo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para prosseguir. Um novo 3 a 1, só que em favor do time de Bento, leva a decisão da vaga para as penalidades.

Tanto comissão técnica como jogadores do Juventude almejam muito esta vaga na final, pois têm real conhecimento da responsabilidade de representar as cores de um clube que já foi campeão gaúcho e da Copa do Brasil e o quanto pode significar em termos de projeção na carreira de cada um, mas o treinador Tiago Nunes se mostra muito preocupado com as desagradáveis surpresas das quais o futebol é capaz.

“Sempre manifestei muita confiança em relação à resposta que o grupo deu ao longo da competição. Tivemos ótima participação nos primeiros 90 minutos contra a boa equipe do Esportivo. No entanto, de nada adiantará este desempenho do primeiro jogo se não tivermos humildade, não respeitarmos o adversário e não trabalharmos forte para vencê-los neste segundo e decisivo confronto” – ponderou o comandante alviverde.

Juventude conta com a melhor defesa da competição para segurar o Esportivo

Ao lado do Novo Hamburgo, a equipe de Caxias do Sul tem o sistema defensivo menos vazado entre todas as 21 equipes das três copas regionais. Foram apenas oito gols sofridos em 13 partidas, média de 0,6 por jogo. E dos 13 jogos, o Juventude saiu de campo sem levar gol em seis deles. E em apenas um  levou mais de um gol, foi justamente na estreia, na derrota de 2 a 1 para o Ypiranga, o único revés alviverde na competição.

Juventude e Esportivo já se enfrentaram três vezes durante a Copa Serrana. Além deste primeiro jogo da semifinal, na fase classificatória, no dia 6 de setembro, também em Farroupilha, local onde o Ju manda seus jogos, ocorreu vitória juventudista por 1 a 0. No outro confronto, em Bento Gonçalves, houve empate em 1 a 1. Quem passar pega o vencedor de Veranópolis e Ypiranga. A primeira partida teve vitória pentacolor por 2 a 0.

Outro fator favorável ao Juventude é o bom retrospecto do técnico Tiago Nunes à frente de equipes de base nos últimos meses. Antes de assumir a categoria sub-20 do Papo, Tiago era treinador do time sub-15 do Grêmio. Na sua passagem pelo Tricolor chegou a duas finais, sendo campeão estadual da categoria infantil, em 2013, derrotando o Internacional na final. Se passar pelo Esportivo, será a terceira final por equipes de base, em quatro possíveis, em pouco mais de um ano, sendo que esta terá um gosto especial, pois os adversários utilizam atletas profissionais e bastante experimentados.

“Seria um momento de afirmação na minha carreira e na de todos aqui do Juventude, pois mesmo tendo trabalhado em muitas equipes profissionais, seria a terceira final nas últimas quatro competições de base que participei. Mas como venho afirmando publicamente e nas palestras ao nosso grupo. É hora de trabalhar ainda mais e manter a humildade, pois não tem nada conquistado, apenas demos um importante passo, que precisa ser ratificado”, finalizou.

Apesar de jovem e deste recente e positivo retrospecto em categorias de base, o treinador Tiago Nunes, 34 anos, tem boa experiência à frente de equipes profissionais, inclusive com conquistas importantes. Tiago já comandou Luverdense (MT), Sapucaiense (RS), Riograndense-SM (RS), Bagé (RS), União Frederiquense (RS), Colorado (PR) e Rio Branco (AC), agremiação pela qual foi campeão acreano em 2010.

Foto: EC Juventude | Divulgação

Comentários