Liga da Estônia termina sábado com técnico brasileiro garantido na Uefa

O gaúcho Getúlio Fredo vai completar neste sábado, dia 8, sua oitava temporada como treinador do mesmo clube, o Nomme Kalju, da Estônia. O campeonato local, que se iniciou em fevereiro, termina costumeiramente em novembro. Fredo, que já foi campeão nacional pelo Kalju em 2012, classificou sua equipe para mais uma edição da Liga Europa. Quarto colocado dentre dez participantes, o time ainda pode terminar em terceiro. Essa disputa acontece com Sillamae Kalev, que tem a mesma pontuação (76).

O Kalju vai jogar fora de casa contra o Tammeka Tartu, décimo colocado, que não corre mais risco de rebaixamento. Já o Sillamae Kalev, que vai atuar como mandante, enfrentará o FC Flora, vice-líder, que briga pelo título com o FC Levadia, equipe que está dois pontos à frente.

GETÚLIO FREDO

Nascido em Porto Alegre/RS, Getúlio Fredo, hoje com 60 anos de idade, foi jogador de futebol com passagem por clubes do Uruguai, Tailândia, Portugal e Finlândia. Ele começou a carreira de treinador em 1981, aos 27 anos, nas categorias de base do Internacional. Em 1984, foi para a Tailândia, onde trabalhou por três temporadas. O que veio a seguir foram 13 anos no futebol da Finlândia, que lhe concedeu nacionalidade. Em 2003, por conhecer como ninguém a realidade daquele país, foi convidado a integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira sub-17, que disputaria o Mundial em solo finlandês. O Brasil, do volante Arouca, ganhou da Espanha de Fábregas e David Silva na final.

Em 2007, quando Getúlio Fredo chegou à Estônia para treinar o Kalju, o clube participava da segunda divisão e estava próximo do rebaixamento. O treinador não só salvou o time da queda como conquistou vaga na primeira divisão do ano seguinte, feito inédito em 84 anos de história da agremiação. De lá para cá, Fredo colocou a equipe da cidade de Tallinn sempre entre as cinco primeiras, rendendo participações na Liga Europa. Em 2012, com a inédita conquista da primeira divisão da Estônia, o Kalju disputou as fases preliminares da Liga dos Campeões.

Foto: Divulgação

Comentários