Juventude B está na final da Copa Serrana com a equipe sub-20

Na ensolarada tarde de sábado, 8, o Juventude derrotou o Esportivo por 1 a 0, no Estádio Montanha dos Vinhedos, e confirmou presença na final do campeonato Paulo Sérgio Poletto (Copa Serrana). Aos 48 minutos do 2º tempo, Brenner marcou o único gol da partida, o oitavo dele na competição. A equipe de Caxias do Sul também venceu o jogo de ida por 3 a 1. Vale lembrar que o Alviverde, treinado pelo técnico Tiago Nunes, disputa a competição com a equipe sub-20. O título será disputado em duas partidas contra o Veranópolis, que eliminou o Ypiranga de Erechim.

A partida

Assim como no primeiro jogo entre as duas equipes na fase de mata-mata, o duelo de Bento Gonçalves se mostrou equilibrado. No entanto, o Juventude correu poucos riscos e criou inúmeras chances de gol. Diferentemente do bom aproveitamento ofensivo que teve em Farroupilha, neste sábado, o time de Caxias do Sul exagerou no desperdício, foram pelo menos quatro chances claras, sem contar o gol e uma bola na trave. O Juventude contou com vantagem numérica a seu favor desde os 11 minutos da etapa final, pois o capitão do Esportivo, Tiago Costa, foi expulso ao levar o segundo cartão amarelo em falta cometida no meio de campo.

Tiago Nunes, treinador juventudista, comemora a classificação, mas especialmente a manutenção da regularidade, já que este é um quesito que sempre preocupa quando se trata de uma equipe sub-20 atuando contra profissionais experimentados, que foi o caso do Esportivo.

 - O jogo foi muito equilibrado, mas conseguimos manter uma boa consistência tática e física durante toda a partida. Isto foi fundamental. Criamos muitas chances e desperdiçamos. Isso gerou uma certa ansiedade, mas a doação, o comprometimento e a força do grupo demonstrada durante toda a competição foram coroadas e ratificam os números que atingimos – avaliou o técnico que chega a sua terceira final nas quatro últimas competições que disputou. 

O Juventude enfrentou o Esportivo quatro vezes durante a Copa Serrana e não foi derrotado nenhuma vez. Foram três vitórias e um empate. Seis gols marcados e dois sofridos. O Papo segue com a melhor defesa das três copas regionais ao lado do Novo Hamburgo. Já são 14 partidas com apenas oito gols anotados contra a meta juventudista, o que dá uma média de 0,57 por partida.

Juventude e Veranópolis prometem clássico disputado

Curiosamente, chegaram à final da Copa Serrana, o terceiro e o quarto colocados da fase classificatória. O líder Ypiranga e o vice Esportivo foram eliminados por Veranópolis e Juventude, respectivamente. Os empates em 1 a 1, nos dois confrontos entre ambos na primeira fase é um indicativo de que o título pode ser decidido no detalhe. E as duas partidas apresentaram uma circunstância semelhante entre elas, nas quais o time visitante saiu na frente e o mandante empatou na segunda etapa. A intensidade em campo também deve ser outra marca registrada desta final, pois os dois elencos são muito jovens.

 - O Veranópolis eliminou o Ypiranga, campeão da Divisão de Acesso e que está praticamente pronto para disputar a primeira divisão. Portanto, tem muitos méritos. Os dois empates da fase classificatória mostram que os jogos serão bastante equilibrados. Temos que respeitá-los muito, assim como fizemos com todas as equipes que enfrentamos até agora. Porém, acredito muito no potencial dos meus atletas e nos números que foram construídos até aqui. É hora de descansar, recuperar o fôlego e focar muito para este grande desafio que temos – concluiu Tiago Nunes.

Os confrontos já tem ordem e datas definidas. O Juventude decide em casa. A partida de ida será na quarta, 12, às 20h, em Veranópolis, e a grande final será disputada em Farroupilha, no sábado, 15, às 16h. O campeão da Copa Serrana garante vaga na Super Copa Gaúcha, que reunirá o Lajeadense, o Grêmio B, que já tem vaga garantida em virtude do adversário da final da Sul-Fronteira ser o clube de Lajeado, e os vencedores das Copas Metropolitana (Novo Hamburgo, Inter ou São José) e Serrana (Juventude ou Veranópolis).

Crédito: Arthur Dallegrave | EC Juventude

Comentários