Ex-técnico do Botafogo não joga a toalha e diz que Jobson nunca foi batedor de pênalti

Técnico do Botafogo em 2009, quando a equipe escapou do rebaixamento, Estevam Lemos Soares não joga a toalha. Para ele, ainda não é hora de desespero. Dos três últimos jogos do clube carioca no Brasileirão 2014, dois serão fora de casa, contra Chapecoense e Santos. Na última rodada, o Fogão atuará como mandante contra o Atlético/MG.


- Está muito embolado. São, ainda, nove pontos em disputa. É preciso lutar até o fim. Matematicamente, o Botafogo tem chances – afirma o treinador, mesmo após a quarta derrota consecutiva de seu ex-clube.

Estevam iniciou aquele campeonato de 2009 no caçula Barueri, que conquistaria vaga para a Copa Sul-Americana. Estreou no Botafogo diante do Palmeiras, na última rodada do primeiro turno – empate em 1 a 1 no Palestra Itália. A equipe do Rio tinha apenas 19 pontos na primeira metade da competição. O treinador obteve 28 pontos em 20 jogos, com 7 vitórias, 7 empates e 6 derrotas.

Naquele ano, a fuga do rebaixamento veio na última rodada, no Engenhão, justamente diante do Palmeiras, adversário da estreia. O segundo gol do Botafogo na vitória por 2 a 1 foi de Jobson, o mesmo que desperdiçou um pênalti na partida da última quarta-feira contra os catarinenses.

- Ele vinha até jogando bem (contra o Figueirense). Ele não é batedor de pênalti. Em 2009, ele também não batia. Nunca bateu. Os cobradores do time eram o Lúcio Flávio e o Juninho (zagueiro) – lembra o técnico.

Terminado o Brasileirão daquele ano, um exame antidoping apontou resíduos de cocaína na urina de Jobson. Na época, Estevam Lemos Soares declarou que o jogador, então com 21 anos, era um menino que necessitava de tratamento. Hoje, o atacante está com 26 anos, e o treinador vê dificuldades em se corrigir o comportamento do atleta.

Em 2009, Estevam havia sido o responsável por pedir a contratação de Jobson, que o tinha impressionado na Série B do ano anterior, pelo Brasiliense. O treinador voltaria a trabalhar com o atleta no Barueri, em 2012, quando Jobson rescindiu o contrato sem apresentar nem de perto o futebol demonstrado três anos antes.

Estevam Lemos Soares, 58 anos de idade, ainda não firmou contrato com nenhum clube para 2015. O trabalho mais recente do técnico foi o CSA/AL, no primeiro semestre deste ano.

Foto: Arquivo pessoal

Comentários