Estevam Soares celebra acesso da Macaca

Referência do futebol de Campinas, o ex-zagueiro Estevam Soares, hoje um respeitado treinador de 58 anos de idade, vibrou com o acesso da Ponte Preta à elite do Campeonato Brasileiro. Ele possui identificação com o rival o Guarani, onde começou a jogar futebol nos anos 70, mas também atuou pela Macaca e foi técnico do clube em três oportunidades.

- A Ponte merece. É uma paixão, uma religião. O clube e o time são idolatrados pelos torcedores – lembra Estevam.



Estevam jogou na Ponte Preta em 1989, aos 33 anos de idade. Disputou o Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro.

A primeira das três passagens de Estevam Soares como técnico da Ponte ocorreu em 2000, quando comandou a melhor campanha da primeira fase do Paulistão. A Ponte terminaria o estadual como melhor do interior, em quinto lugar.

- Eram grandes jogadores como Ronaldão, Adrianinho, Luís Fabiano… – recorda o treinador, que lançou, naquele ano, o goleiro Lauro e o zagueiro Rodrigo (hoje no Vasco).

Em 2004, Estevam levou a Ponte às quartas-de-final do estadual, tendo sido eliminada somente na prorrogação pelo Paulista de Jundiaí, que acabaria chegando à decisão – o eletrizante jogo entre Paulista e Ponte, no estádio Jaime Cintra, terminou 4 a 3. Estevam comandou a equipe até a sétima rodada do Brasileirão, quando recebeu convite do Palmeiras – a Ponte estava em quinto lugar. No Verdão, garantiria classificação para a Libertadores de 2005.

- Chegamos a liderar o Brasileiro com a Ponte em 2004 - orgulha-se o treinador, que lançaria, entre outros, naquele ano, o atacante Roger.

Em 2005, após sair do São Caetano, Estevam voltou a dirigir a Ponte no Brasileirão. Seu clube mais recente foi o CSA/AL, no primeiro semestre deste ano.

Foto: Arquivo | Divulgação

Comentários