CSKA perto de frustrar um tetracampeonato na Bulgária

Ainda faltam seis rodadas na primeira fase e outras dez na etapa final, mas o CSKA Sofia deu um passo importante rumo ao seu primeiro título búlgaro após seis temporadas de jejum. O empate em 1 a 1, em casa, com o vice-líder Ludogorets, neste sábado, dia 22, manteve a vantagem de cinco pontos do maior campeão búlgaro. O volante brasileiro Edenilson comemora o fato de o CSKA ter parado, nesta 16ª rodada, o atual tricampeão, clube mais rico do país e participante da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.


- Não foi ruim pois continuamos cinco pontos à frente. O jogo foi muito pegado desde o primeiro minuto. Saimos ganhando e, logo depois, ficamos com um jogador a mais em campo. Estávamos comandando o jogo, mas eles empataram de falta. Aí, perdemos o Marquinhos, expulso. O jogo teve outros lances duros, para expulsões. Acabou ficando de bom tamanho – avalia Edenilson, referindo-se ao meia brasileiro que defende a seleção búlgara. Os dois cartões vermelhos foram aplicados ainda no primeiro tempo.

Foram disputadas 16 rodadas. Estão marcadas mais três até o recesso de fim de ano, que será de 18 dias. Após as 22 rodadas da primeira fase, os seis primeiros colocados jogarão entre si, em dois turnos, mas os pontos da etapa anterior vão continuar valendo. O CSKA é o único time que conquistou o campeonato por mais de três vezes consecutivas. O time da capital Sofia contabiliza um tetra e eneacampeonato – nove títulos seguidos, entre 1954 e 1962.

Com 31 títulos, o CSKA é o maior campeão búlgaro, porém a última conquista ocorreu na temporada 2007/2008. Edenilson está em seus primeiros meses no clube após dois anos em outra equipe do país, o Cherno More. Aos 27 anos de idade, o ex-jogador das categorias de base do Grêmio, profissionalizado no Mogi Mirim, se destaca pelos chutes de fora da área. Já foram dois gols desta maneira pelo CSKA.

Foto: Arquivo | Divulgação

Comentários