Brasileiro fala do clima na Bulgária após fiasco da seleção

A Bulgária, terra de Hristo Stoichkov, principal parceiro de Romário nos tempos de Barcelona, não participa de uma Copa do Mundo desde 1998. Está longe de uma Eurocopa desde 2004. No último domingo, dia 16, pelas eliminatórias da Euro 2016, empatou, em casa, com a fraca seleção de Malta, número 157 no ranking da Fifa – dos europeus, os malteses só estão à frente de Ilhas Faroe, Andorra e San Marino. O volante brasileiro Edenilson, 27 anos, que joga no CSKA, principal clube do país, fala da crise na seleção.


- A coisa está feia aqui na Bulgária. Todos pensavam que iriam disputar uma das duas vagas contra Itália e Croácia. Saíram muitas matérias na imprensa pedindo a troca do treinador, criticando a falta de esquema tático e de modelo de jogo – conta Edenilson, que teve dois companheiros de CSKA no jogo diante de Malta: o meia Marquinhos, brasileiro naturalizado, e o zagueiro Tunchev, capitão do time de Edenilson. O técnico contestado na seleção é Lyuboslav Penev, 48 anos.

Após quatro rodadas, a Bulgária tem quatro pontos. Está em quarto lugar no grupo H, atrás de Croácia, Itália e Noruega, e à frente de Malta e Azerbaijão. Os dois primeiros colocados se classificam para a fase final, na França, e o terceiro colocado poderá ir tanto para a fase final quanto para a repescagem. Na última rodada do primeiro turno, em março de 2015, a seleção búlgara irá receber a Itália.

MAIOR JOGO DA TEMPORADA

O CSKA prepara-se, esta semana, para o maior jogo da temporada. Líder da liga local, com 36 pontos em 15 rodadas, o time de Edenilson vai receber o atual tricampeão Ludogorets, que tem 31 pontos. O jogo será no sábado, dia 22, às 12h, no horário de Brasília. Badaladíssimo na Bulgária, clube mais rico do país, o Ludogorets disputa a Liga dos Campeões da Europa: é integrante do grupo B, de Real Madrid (ESP), Liverpool (ING) e Basel (SUI).

- É o jogo mais importante do ano, pois eles são nosso maior concorrente ao título no momento. É um time muito bom, que joga a Champions. Mas, se vencermos, abriremos vantagem de oito pontos - diz Edenilson.

Doze equipes disputam a liga búlgara. Após todas se enfrentarem, em turno e returno – 22 rodadas -, as seis melhores disputam o título em um hexagonal, mas os pontos da primeira fase seguem contando. O CSKA, maior campeão da Bulgária, não fatura o título nacional desde a temporada 2007/2008.

Nascido em Carlos Barbosa, terra do futsal, no Rio Grande do Sul, Edenilson gosta de bater a gol. Em outubro, pela liga local, ele marcou um golaço de fora da área na vitória por 2 a 0 sobre o Litex. Semanas antes, em um amistoso diante do Radnicki, da Sérvia, ele já havia marcado um semelhante.

- Certamente, o estádio, sábado, estará cheio. Nossa torcida está muito empolgada. E este é o jogo do ano aqui na Bulgária. Eu espero fazer um gol e sair com a vitória.

Profissionalizado pelo Mogi Mirim/SP, Edenilson iniciou nas categorias de base do Grêmio e joga na Europa desde 2010. Ele possui cidadania italiana.

FICHA TÉCNICA
Nome: Edenilson Bergonsi
Data de Nascimento: 13/09/1987
Local: Carlos Barbosa/RS
Posição: Volante
Altura: 1,86m
Peso: 75kg
Clube atual: CSKA Sofia (Bulgária)

Clubes como profissional
2014-2015 | CSKA Sofia/Bulgária
2013-2014 | Cherno More/Bulgária
2012-2013 | Cherno More/Bulgária
2011-2012 | Standard Liège/Bélgica
2010-2011 | Brussels/Bélgica
2010 | Varese/Itália
2009 – 2010 | Juventude/RS
2009 | Brasil de Pelotas/RS
2008 | Esportivo/RS
2007 | Mogi Mirim/SP

Foto: Divulgação

Comentários