Técnico da base do Inter privilegia fator cognitivo nos jovens atletas

Formado em Educação Física, André Luis Rodrigues da Rosa, natural de Porto Alegre, faz parte da nova geração de treinadores do futebol gaúcho e tem se destacado pela garimpagem de talentos na base do Internacional. Estudioso do mundo da bola, apresenta características que primam pela aplicação tática. Recentemente, recebeu convites para trabalhar nos times de cima de novos clubes do Rio Grande do Sul, que se preparam para a disputa da Terceirona, em 2015.

- Em um primeiro momento não aceitei, pois a estabilidade que o Inter me dá é excelente. Mas, não fechei as portas, pois tenho como um dos meus objetivos treinar uma equipe profissional – revela André Rosa.

Os pequenos Marcelo Alves, Hiago, Anderson e Dieguinho são exemplos daqueles que chamam a atenção de quem acompanha competições de base e são considerados jóias que estão sendo lapidadas pelo jovem técnico. Rosa aponta que o seu olho clínico para captar atletas é um dos fatores que o levaram a bons resultados nas equipes por onde passou. Mas, o professor destaca também a parte tática como fundamental em seus trabalhos.

- O conceito tático é levado muito a sério por mim. Sempre trabalhei para que minhas equipes fossem taticamente impecáveis e acredito que o sucesso delas tem a ver com este comprometimento – comenta.

Tanto é que André Rosa valoriza um aspecto especial que consegue identificar já nos meninos ainda muito jovens: a capacidade de raciocínio. Apesar dos diversos contatos que levam garotos para fazerem testes, o treinador faz questão de garimpar talentos em torneios amadores em Porto Alegre e região.

- Há diversos meninos que eu trouxe para os clubes onde trabalhei. A minha escolha se dá, principalmente, pela parte cognitiva dos jovens. É possível perceber desde cedo aqueles que possuem maior capacidade de entender a filosofia do jogo  - destaca.

Carreira longa, apesar da juventude

André Rosa começou cedo a frequentar as casas-matas do Estado. Em 2007, com apenas 20 anos de idade, iniciou como auxiliar técnico da equipe Sub-10 do São José. No ano seguinte, assumiu como treinador da mesma categoria. Logo na estreia, enfrentou o Grêmio e saiu vencedor: 2 a 0. Permaneceu no cargo até janeiro de 2009 tendo conquistado um título e um terceiro lugar no Gauchão, além de uma terceira colocação na Taça Saudades, conceituado torneio disputado em Santa Catarina.

Em fevereiro de 2009 foi convidado para assumir a equipe Sub-13 do Cerâmica. No clube de Gravataí ficou até a metade de 2010. Foi então que veio o convite do ex-clube, São José, para retornar e ser responsável pelo time Sub-14 do Zequinha, onde treinou até janeiro de 2011. Após reunião com a diretoria, André Rosa recebeu a missão de descer para a categoria Sub-12, num projeto de dois anos com o intuito de disputar o Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN), em 2013.

- Ao meu ver conseguimos fazer um ótimo trabalho. Não perdemos sequer um jogo na competição – disputada em Alegrete – e acabamos eliminados nas cobranças de pênaltis para o Coritiba, em um jogo onde fomos superiores – relembra.

Em seguida, no mês de março, foi convidado pela diretoria do Internacional para ser o treinador da equipe Sub-10. Contudo, na última hora a direção resolveu promover um profissional que já estava no clube para a função. Então, André Rosa ingressou como professor na escolinha do Colorado. A promoção não demoraria a vir. No início de 2014 foi chamado para assumir como treinador da equipe Sub-9, quase sete anos após seu primeiro trabalho com a garotada do São José.

Antes de chegar ao Inter, André Rosa viajou para a Itália, em maio de 2012, onde comandou uma Seleção do Sul do Brasil formada pelo grupo Planeta Bola, que organizava diversos campeonatos de verão na Região Sul do País. Como havia sido campeão da Copa Adidas, André foi convidado para ser o técnico, tendo a responsabilidade de convocar os jovens. Mesmo não podendo contar com atletas da dupla Gre-Nal, foi campeão invicto no continente europeu, com uma equipe que tinha como base jogadores de Avaí e Figueirense, de Santa Catarina.

Conhecimento também no Futebol 7

Além de trabalhar na base do Internacional, André Rosa também comanda a equipe do Diablos Futebol Clube, que está na disputa do Campeonato Metropolitano. Sob o comando de André, o time se classificou em primeiro lugar em seu grupo passando para a série especial, que será disputada pela primeira vez este ano e terá transmissão de uma partida por semana, ao vivo, no canal TV COM.

Apaixonado pelo futebol, André também se mostra empolgado em seu desafio nos gramados sintéticos.

- O futebol society  vem crescendo muito no Rio Grande do Sul e é mais uma oportunidade para avaliar atletas e colocar em prática o conhecimento adquirido nos campos – revela o treinador.

Ficha técnica

Nome: André Luis Rodrigues da Rosa
Nascimento: 10/10/1987
Naturalidade: Porto Alegre (RS)
Formação: Educação Física, na PUCRS
Clube atual: Internacional (RS)

Clubes por onde passou

2014 | Internacional (RS) – Treinador da Sub-9
2013 | Internacional (RS) – Professor das escolinhas
2011 – 2013 | São José (RS) – Treinador da Sub-12
2010 – 2011 | São José (RS) – Treinador da Sub-14
2009 – 2010 | Cerâmica (RS) – Treinador da Sub-13
2008 – 2009 | São José (RS) – Treinador da Sub-10
2007 | São José (RS) – Auxiliar Técnico da Sub-10

Crédito da foto: Divulgação | Kokka Sports

Para mais informações e fotos de André Rosa, visite o perfil do técnico no site da Kokka Sports

Comentários