Técnico brasileiro mira liderança na Estônia

Neste sábado, 27, às 10h (Horário de Brasília), o Kalju do técnico brasileiro Getúlio Fredo enfrenta o Flora, fora de casa, buscando aproximação ao líder Levadia, que ganhou nesta sexta-feira, 26, e abriu seis pontos de vantagem. A partida vale pela 31ª rodada e depois desta ficarão faltando mais cinco.

Kalju e Flora já duelaram três vezes na competição. O equilíbrio é a marca dos confrontos. Houve um empate em 1 a 1 e uma vitória de 1 a 0 para cada lado. O adversário deste final de semana é o maior vencedor do Campeonato Estoniano da 1ª Divisão. Em 24 edições, o Flora levou o título em nove oportunidades. Na sequência, vem o Levadia, atual campeão, com oito edições conquistadas.

O Kalju, vice-campeão de 2013, tem sido um intruso indesejado na vida dos dois gigantes Flora e Levadia. Desde 2006 ambos vinham se revezando na primeira colocação, até que o Kalju quebrou a hegemonia em 2012. Esta é apenas a sexta temporada do Kalju na divisão principal do Estoniano. Em todas elas, o clube foi comandado pelo brasileiro Getúlio Fredo. Já na primeira participação, em 2008, Fredo ajudou o clube a garantir vaga inédita para a Liga Europa, feito que repetira em 2011 e 2013, com a conquista dos vice-campeonatos estonianos. O ano de 2012 é o principal da história de 91 anos do Kalju. Foi naquela temporada que o time da capital Tallin sagrou-se campeão da principal competição do país e, consequentemente, conquistou vaga na fase classificatória da Liga dos Campeões.

Portanto, apesar da curta trajetória entre os grandes, o jogo deste sábado já tem cara de clássico. E a vitória do Kalju é de fundamental importância para o clube continuar sonhando com o segundo título da história. O adversário vem de uma sequência de cinco vitórias consecutivas e o técnico Getúlio Fredo conta com alguns desfalques importantes para esta partida, mas o treinador está confiante.

- Temos seis desfalques, que são jogadores muito experientes, alguns da Seleção (da Estônia). Então, sempre farão falta. Mas não adianta ficar lamentando a ausência deste ou daquele. Vamos com o que temos de melhor e valorizamos os atletas que estão no grupo. Contamos com o brasileiro Felipe Nunes em grande fase. Além disso, o atleta português o Jorge Rodrigues tem substituído muito bem o zagueiro Reintam, que é da Seleção da Estônia. Inclusive, foi dele o gol da nossa vitória sobre o Flora, no último confronto – contou Getúlio Fredo.

Não fosse a perda de três pontos em virtude da escalação irregular de um atleta que veio da segunda divisão e tinha sido expulso na competição, o Kalju assumiria a liderança em pontos, caso vença o Flora amanhã.

Campeonato Estoniano de 2014 (São 36 rodadas)

1º – Levadia (72 pontos – 31 jogos)
2º – Flora (70 pontos – 30 jogos)
3º – Kajlu (66 pontos – 30 jogos)

Crédito da foto: Nomme Kalju | Divulgação

Comentários