Em semana de clássico, Paulo Turra relembra passagem pelo Boavista

Neste domingo, dia 21, Porto e Boavista voltarão a fazer o clássico da cidade de Porto após seis anos e meio de ausência desse confronto pela Liga Portuguesa. A partida, no estádio do Dragão, do Porto, está marcada para às 16h15min, horário de Brasília. O jogo vale pela quinta rodada da edição 2014/2015 da competição nacional.

O técnico Paulo Turra acompanha do Brasil a campanha do Boavista, que ele defendeu, como jogador, por três temporadas, entre 2001 e 2004. Ele torce para o sucesso do simpático clube da camiseta xadrez, por quem conquistou um vicecampeonato português e disputou competições internacionais, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, torneio no qual chegou à semifinal.

- É o clássico da Invicta (como a cidade do Porto é conhecida lá). E volta depois de alguns anos. Isso é muito bom para o futebol do norte de Portugal - diz Paulo Turra

O primeiro clássico de Paulo Turra no Boavista foi ainda no antigo campo do Porto, o Estádio das Antas, em Agosto de 2001. O rival, que contava com o meia Deco, venceu. O troco viria no segundo turno, em Janeiro de 2002. Com Turra novamente na zaga, o Boavista ganhou por 2 a 0. Deco acabou expulso.

- Foi o jogo que serviu para o Porto demitir o então treinador (Octávio Machado) e contratar José Mourinho. Foi um jogo muito bom da nossa equipe, que afastou definitivamente o Porto da luta pelo título, colocando o Boavista junto do Sporting na luta pelo campeonato. Foi muito nervoso, com casa cheia. Fizemos o segundo gol já nos acréscimos do segundo tempo - lembra Paulo Turra, que participaria, ainda, de outros quatro clássicos, todos com placares apertados.

CAMPANHAS

Após ter sido derrotado nos três primeiros jogos desta Liga, o time treinado por Petit – companheiro de Turra nos tempos de jogador – derrotou o Acadêmica, na quarta rodada. Já o Porto, que fez a maior goleada da primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões – 6 a 0 sobre o Bate Borisov -, tem 10 pontos em 12 possíveis na Liga Portuguesa, e divide a liderança com Rio Ave, Vitória de Guimarães e Benfica.

O Boavista foi rebaixado ao final da temporada 2007/2008 por uma decisão tomada fora do campo após o estouro de um escândalo de manipulação de resultados em Portugal. A decisão foi revertida na última temporada.

Enquanto não fecha com um novo clube, o técnico Paulo Turra segue assistindo a jogos nos estádios e se atualizando – este mês, participou do III Congresso Internacional de Futebol, em Porto Alegre. Seu trabalho mais recente foi no Avaí/SC.

Foto: Arquivo

Comentários