Canoas muda sua identidade para a temporada 2014/2015

Canoas - O Vôlei Canoas apresentará oficialmente o seu elenco para a temporada 2014/2015 às 9 horas, no ginásio Poliesportivo La Salle. E a identidade será modificada, inclusive na nomenclatura do time, invertendo a ordem da palavra Vôlei e da cidade. A solenidade contará com presença de autoridades do Executivo, Unilasalle e dos dirigentes da Apav, Almir Beltrame e Fábio Senna.

A nova comissão técnica e o grupo de atletas para o quarto ano do projeto de alto rendimento em Canoas serão conhecidos no evento, marcando o início oficial dos trabalhos. Contudo, a reportagem apurou que o treinador será Marcos Miranda, o Marcão (foto), que até junho treinava a seleção feminina de vôlei de praia e foi o primeiro técnico do RJX, equipe do Rio de Janeiro com a qual foi até as semifinais da edição 2011/2012 da Superliga. Seu auxiliar será Vinícius Gomes, o Alegrete. Outra novidade na comissão técnica será Xanxa. O agora ex-atleta será o estatístico.

O calendário do Vôlei Canoas apresenta como desafios a disputa do Campeonato Gaúcho e da Superliga, sendo o único representante do Rio Grande do Sul no torneio nacional.

Parceria com Prefeitura e Unilasalle aumenta

De acordo com Almir Beltrame, diretor-executivo da Apav, a continuidade do projeto mostra a seriedade com que todos trabalham e tentam fazer o melhor para o voleibol gaúcho. Ele explica que a parceria com a Prefeitura de Canoas e o Unilasalle ficou ainda mais forte e estreita. “Temos certeza de que faremos uma grande temporada com as pessoas que escolhemos e outras que ainda podem chegar. Todos vão gostar das novidades que apresentaremos, além daqueles que permanecerão conosco”, destaca. Na temporada 2013/2014, o Vôlei Canoas terminou a Superliga na sexta posição, foi semifinalista da Copa Brasil e conquistou o bicampeonato gaúcho. Será o terceiro ano consecutivo que o time irá disputar a principal competição nacional.

Pilares do projeto vão continuar

A maioria das equipes confirmadas na disputa da próxima Superliga já iniciaram os trabalhos. A indefinição no Canoas se deu por conta da indefinição em relação aos patrocinadores, inclusive a Kappesberg, que deu nome ao time nas duas temporadas anteriores. Ela seguirá, mas não deverá dar nome ao time. Este espaço deverá ficar em aberto por enquanto. Quanto aos atletas, devem continuar Gustavo, Minuzzi e Jeff, que também trabalham fora das quadras desde o início do projeto. Além deles, outro atleta importante que seguirá defendendo o Canoas é o cubano Angel Dennis, um dos maiores pontuadores da última edição da Superliga.

Principal contratado é argentino

A principal contratação para esta temporada é Rodrigo Quiroga, que está com a Seleção Argentina, e não será apresentado hoje. Com boas passagens por Minas e Maringá, ele será a estrela da equipe. As caras novas que deverão estar na quadra hoje são as dos levantadores Paulo Renan (ex-Campinas) e Evandro (ex-Minas), e do central Tiago Barth (ex-Taubaté). O restante do grupo será completado nos próximos dias. Devem chegar ainda dois centrais, um levantador, um oposto e no mínimo mais um ponteiro. Nomes como o do experiente Samuel Fuchs e do gaúcho Nicolas Bernard são especulados. Rodriguinho, ex-RJ Vôlei, foi tentando mas vai para o Cruzeiro.

Técnico e atletas não seguem

No entanto, a equipe teve bastante baixas para esta temporada, com a saída de atletas importantes. Salsa, Luan, Bruno Temponi e Murilo Radke, titulares na última Superliga, foram para outros clubes do Brasil e Europa, mesmo destino do promissor Enrico, que foi bastante utilizado na reta final da competição. Rafinha, então levantador reserva, além de Pedro Henrique e Rafão, que não costumavam figurar sequer no banco, foram para a Voleisul de Novo Hamburgo, bem como Paulão, que atuava como dirigente. O central Giovani e o auxiliar técnico Carlão Mantovanelli foram para o Bento Vôlei. O ex-técnico do Canoas, Marcelinho Ramos, ainda não tem destino definido.

Foto: Alexandre Arruda/CBV

Comentários