RBF quer reestruturar ginásio Bolão Gaúcho

MORENO CARVALHO 

Canoas - Para não deixar mais um ginásio tradicional sumir do mapa na cidade e, ao mesmo tempo, fomentar a prática esportiva, a Associação Esportiva Recreativa Rio Branco e Fátima, ou simplesmente RBF Futsal, apresentará ao Clube Bolão Gaúcho um projeto para que o local se torne autossustentável. A proposta, conforme o consultor do clube, Tiago Longaray, prevê a reestruturação do ginásio, com a reforma do telhado, banheiros, iluminação, vestiários, colocação de placar eletrônico, além da remodelagem, pintura e ampliação da quadra. “Queremos adequar o local para receber até mesmo competições da Federação Gaúcha de Futebol de Salão”, comenta Longaray. Hoje, o Bolão Gaúcho não sedia jogos oficiais e abre somente em locais específicos para os mensalistas. Hoje, a RBF participal do Estadual Sub-17, mas manda seus jogos em Esteio, pois o Centro Olímpico está em reformas.

Tiago Longaray fala em “não deixar morrer o futsal em Canoas”. Segundo ele, a reforma no Bolão Gaúcho impediria que o ginásio ficasse sucateado como nos casos do Frigosul e Grêmio Niterói. No entanto, o custo não é baixo. Ele calcula que serão necessários cerca de 40 mil reais. Para arrecadar o montante, o projeto já inclui uma rifa, festas e galetos. “Se a resposta do Bolão for positiva, vamos iniciar a coleta de imediato”, ressalta o dirigente.

Cerca de 150 crianças envolvidas

Atualmente, a RBF conta com aproximadamente 150 alunos nas escolinhas dos três núcleos espalhados pela cidade: um no Centro (Clube Cultural Canoense); um no bairro Fátima (Ginásio Vila Velha); e outro no São Luís (Midea Carrier). “Todo o dinheiro arrecadado em um possível núcleo no Bolão Gaúcho seria revertido para o clube melhorar sua infraestrutura”, destaca Longaray, que também é responsável pelas equipes de alto rendimento da RBF. Além das escolinhas, o clube possui a categoria sub-17, que está disputando o Estadual da Federação Gaúcha. No sábado, os canoenses venceram a Afusca por 6 a 3 e garantiram classificação à segunda fase da competição. Para o ano que vem, o objetivo é incluir também as equipes sub-15 e sub-20 no Gauchão.

Foco nas categorias de base 

O presidente da RBF, Allan Soares, destaca que o projeto visa melhorar o futsal em Canoas de um modo geral. “Em Caxias, temos cinco equipes em estaduais de base. Poderíamos ter algo parecido por aqui também”. Ele, que é responsável pelas escolinhas, lembra que diversos atletas treinados por Longaray e Luis Fernando Moretto, no tempo em que ainda treinavam as categorias de base do Cepe, hoje fazem sucesso em times que disputam a Liga Futsal. Contudo, ressalta que o foco do clube é na base. “Não pretendemos ter equipe profissional, a não ser que nosso sub-20 represente o clube. Queremos formar atletas e cidadãos”, reforça.

Escolinhas - O presidente da RBF Futsal, Allan Soares, lembra que interessados em participar de algum dos núcleos de escolinhas do clube, que servem como trampolim para as equipes de alto rendimento, devem mandar e-mail para rbfcanoas@hotmail.com ou ainda visitar o site www.rbfcanoas.com.br para obter mais informações.

Foto: Vinícius Carvalho/GES

Comentários