PAULO TURRA | Ex-zagueiro de Felipão fala do Murtosa que os jogadores do Grêmio não vão conhecer

Foto: Arquivo Pessoal
Por @KokkaSports 

Na apresentação de Luiz Felipe Scolari pelo Grêmio, nesta quarta-feira, lá estava o fiel escudeiro do treinador, o também gaúcho Flávio Teixeira, o Murtosa. Por não ser dado a entrevistas e, invariavelmente, mostrar-se muito calado, o auxiliar técnico de Felipão tem, seguidamente, questionada sua contribuição para as comissões técnicas em que atua. Sua voz e ideias são conhecidas por pouca gente. O treinador Paulo Turra, ex-Avaí/SC, foi jogador da dupla no Palmeiras e confirma o perfil discreto de Murtosa quando está ao lado de Scolari.



- Ele é mais observador. Complementa o trabalho do Felipão e o entende taticamente.

Esse temperamento do auxiliar, que acompanha Felipão há mais de 30 anos, mudou quando atuou em carreira solo. Em 2000, Felipão deixou o Palmeiras após a derrota para o Boca Juniors na final da Libertadores. Murtosa ficou e, como técnico, conquistou o título da extinta Copa dos Campeões regionais. Com Paulo Turra na zaga, o Verdão eliminou Cruzeiro e Flamengo para, na decisão, derrotar o Sport.

- O Murtosa foi o principal responsável pela conquista, pois estava pegando o time desmontado e desacreditado após a Libertadores. Chegaram vários atletas. Ele deu moral, trabalhou, cobrou e o resultado foi o título. Assim o Palmeiras voltaria a disputar a Libertadores em 2001 – conta Turra, que tinha, como colegas de time mais conhecidos, o meia Juninho Paulista e o atacante colombiano Faustino Asprilla.

A ligação do técnico Paulo Turra com Luiz Felipe Scolari vem desde o período em que Turra era zagueiro do Caxias. Felipão havia marcado época no clube jogando na mesma posição. Após Paulo ter capitaneado o time grená na conquista do Gauchão de 2000, Scolari o indicou para o Palmeiras. Quando parou de jogar, Paulo Turra fez estágio com Felipão e Murtosa no próprio Verdão.

Comentários