MENINOS DA VILA – POA | Escolinha do Santos em Porto Alegre promove palestra com nutricionista do esporte

Crédito da foto: Luciano Gasparini | Kokka Sports
Por @KokkaSports 

Na tarde desta terça-feira, 27, o nutricionista Rodrigo Macedo, que atua na área de nutrição clínica com ênfase no esporte, esteve na sede da Escolinha para palestrar a pais e atletas sobre a importância da alimentação saudável. Cerca de 40 pessoas prestigiaram o evento.

O profissional apresentou slides sempre mostrando que treinamento físico, técnico e tático devem andar em paralelo com uma boa nutrição. “Quem quer praticar esporte de alto rendimento tem que se preocupar com a alimentação e entender que ela é tão importante quanto qualquer outro aspecto”, frisou.


Rodrigo Macedo reforçou seus argumentos com muitas ilustrações práticas de profissionais muito bem sucedidos, que em determinados momentos da carreira mostraram certo desleixo com a alimentação e apresentaram queda de rendimento em relação a eles mesmos como, por exemplo, Adriano Imperador, Ronaldo Nazário, Ronaldinho Gaúcho e Walter, atualmente no Fluminense. Em contrapartida, lembrou de Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo como exemplos de profissionais de alto nível técnico e que se cuidam fora das quatro linhas. “Não estou dizendo que estes atletas se alimentam perfeitamente. Isso não existe, mas com certeza eles estão neste nível porque controlam muito bem a alimentação”, enfatizou.

O nutricionista falou, também, o que muitos já sabem, mas têm dificuldade de colocar em prática: o prato ideal deve ter a composição de 50% de verduras e legumes, 25% de carboidratos (arroz, massa ou batata) e 25% de proteínas, que podem vir de leguminosas (feijão, soja, lentilha) ou de carnes e ovos.

Outra dica não menos importante foi sobre o fato de se manter sempre muito bem hidratado através da água, que nunca deve ser substituída por qualquer outra bebida. Sem falar que é essencial evitar o consumo de frituras e doces, que têm alto valor calórico e grande concentração de gorduras saturadas.

Rodrigo ainda abordou brevemente sobre o uso de suplementos alimentares. “É importante que todos saibam que o suplemento não melhora o desempenho. Ele ajuda muito na recuperação muscular e proporciona mais disposição para os próximos treinos”, disse.

No entanto, é importante sempre consultar um nutricionista antes de sair indiscriminadamente utilizando suplementos, pois é necessária uma avaliação nutricional personalizada e bastante criteriosa. “Uma série de fatores determinam o uso ou não deste tipo de nutrição. É preciso analisar a carga de exercício, os hábitos alimentares, a massa corporal, entre outros aspectos”, alertou o Nutricionista.  “Se for mal utilizado, o suplemento pode passar de aliado a vilão. É preciso tomar muito cuidado”, acrescentou.

Quelen Fracari, representante da UP Life Nutrition, também conversou um pouco com os pais e atletas para apresentar a linha de produtos da empresa, que tem se destacado no ramo de suplementos alimentares.  A Escolinha do Santos, em Porto Alegre, está em vias de promover uma parceria com a UP Life com o intuito de fornecer suplementos àqueles atletas que necessitarem. No entanto, o professor André Sá comentou que esta prática precisa ser melhor encaminhada. “Como o uso indiscriminado e de maneira inadequada pode ser prejudicial à saúde, é preciso pensar o processo de forma cautelosa e segura para que todos possam sair ganhando”, resumiu.

O professor André se disse muito satisfeito com o evento e revelou que esta iniciativa faz parte de um projeto que mostra ser diferente. “Esta é somente uma de muitas atividades que pensamos em proporcionar aos nossos alunos. Não queremos ser apenas mais uma escolinha entre tantas. Pretendemos fazer diferente. Queremos, realmente, fazer o melhor por quem estiver conosco”, comentou empolgado.

A Escolinha Meninos da Vila é uma franquia oficial do Santos, em Porto Alegre, que visa fomentar o ensino e a prática esportiva do futebol para meninos e meninas dos cinco aos 17 anos, captar talentos, mas sem nunca esquecer do papel social de agregar valores necessários para se formar um bom cidadão. A sede única fica na Rua Lauro Muller, 860 – Bairro Humaitá, na Capital Gaúcha.  (51) 9241.1201 | (51) 8404.6729.

O palestrante Rodrigo Cauduro Oliveira Macedo é graduado em Nutrição pela PUCRS e possui Mestrado em Ciência do Movimento Humano e Especialização em Fisiologia do Exercício pela UFRGS.  O contato pode ser feito através do email rodrigomacedonutri@hotmail.com

Comentários