ANDRÉ JARDINE e DIEGO CABRERA | Com quase 96% de aproveitamento, Grêmio tenta abrir vantagem rumo à final do sub-20

Por @KokkaSports

Crédito: Rodrigo Fatturi | Grêmio | Kokka Sports
O Grêmio, treinado por André Jardine (foto), inicia neste sábado, dia 24, a disputa da semifinal do Campeonato Gaúcho sub-20. O jogo de ida, diante do Cerâmica, vai acontecer no estádio Vieirão, em Gravataí, às 15h. O mata-mata, mais uma vez, iguala as chances das equipes. O Cerâmica, que passou pelo Juventude nos pênaltis, soma 23 pontos ao longo da competição, exatamente a metade dos 46 conquistados pelo Grêmio, que possui 95,8% de aproveitamento. O Tricolor venceu 15 dos 16 jogos disputados. Invicto, o Grêmio eliminou, nas quartas de final, o Lajeadense, em apenas um jogo.


O saldo qualificado é critério do desempate, um alento para o Grêmio. O time marcou 48 gols, média de três por partida. Fez gol até no único jogo que não venceu, o empate em 1 a 1 com o Juventude, em Caxias do Sul. Foram apenas oito gols sofridos, média 0,5 por jogo, a melhor defesa da competição. A partida de volta diante do Cerâmica está marcada para quarta-feira, dia 28, também às 15h, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.

André Jardine e o coordenador técnico do departamento de formação do clube, Diego Cabrera, acreditam que o time esteja física e tecnicamente preparado para dar ao Grêmio seu primeiro título estadual de juniores em sete anos. Desde 2007, ano da última conquista, a melhor posição atingida pelo Tricolor foi o vicecampeonato de 2012. Jardine ganhou o título gaúcho sub-20, como treinador, em 2011 e, justamente, em 2012, ambos pelo Internacional.

Cabrera está no Grêmio desde o início da atual gestão Fábio Koff. Seu trabalho é chefiado pelo executivo da base, Júnior Chávare. Além dos jogadores cedidos ao grupo profissional, constantemente utilizados pelo treinador Enderson Moreira, o departamento de formação comemora a boa fase de suas principais categorias. Enquanto o time sub-20 faz campanha quase perfeita, o sub-17 chegou à final da Copa do Brasil da categoria.

INVENCIBILIDADE À PROVA

Se o Grêmio está invicto no campeonato, seu técnico jamais perdeu uma partida de campeonato estadual pelo Tricolor. Somando o período em que Jardine treinou o time sub-17, em 2013, o treinador tem 22 jogos comandando o Grêmio em estaduais, com 19 vitórias e três empates.

OUTRA SEMIFINAL

O outro confronto semifinal pelo Gauchão de Juniores também inicia neste sábado. Às 15h30min, no Passo D’Areia, se enfrentarão São José e Internacional, a segunda melhor campanha, seis pontos atrás do Grêmio.

Comentários