A polêmica dos Barra Bravas

Crédito da foto: Djalma Júnior | Diário de Canoas
MORENO CARVALHO

Reportagem exibida na noite de terça-feira, 27, pelo programa A Liga, da Rede Bandeirantes, deu conta de que os Barras-bravas, temidos torcedores argentinos, estão se organizando para vir em peso ao Brasil acompanhar a Copa do Mundo. E entre os destinos escolhidos pelos hermanos – que contam com a recepção de líderes da torcida Guarda Popular, do Inter – estariam Canoas e Sapucaia do Sul, mais especificamente o Parque Esportivo Eduardo Gomes e o Sete de Setembro Campestre Clube, respectivamente. No entanto, os responsáveis por estes locais negam a informação.
Conforme Jorge “Hierro” Martins, ex-líder da Guarda Popular e que mantém boa relação com os “hinchas” argentinos, Canoas realmente não receberá estes torcedores, mas Sapucaia está na rota, bem como Viamão. “Não estou mais com esta responsabilidade, mas sei que o Giba (atual líder da Guarda) vai levar os componentes da HUA (Hinchadas Unidas Argentinas) para Sapucaia do Sul. Outros ficarão alojados no Cantegril, em Viamão”, conta Hierro.

Conforme Marcus Vinícius Machado, subprefeito da região centro de Canoas, a cidade iria receber turistas. Mas, a possibilidade foi descartada há duas semanas. “A Secopa de Porto Alegre nos solicitou o espaço. Montamos um plano de ação integrado com as polícias, militar, federal, além da Guarda Municipal. No entanto, Porto Alegre não deu as informações que precisávamos, como o cadastro de todos os torcedores. Então, abortamos a possibilidade pela falta de tempo”, conta.

Clube nega contato com os hinchas

Quando tomou conhecimento da reportagem, o presidente do clube onde foi concedida a entrevista, Luiz Alfredo de Moraes, se disse surpreso com a revelação. “Não existe contato algum sobre a vinda dos Barra-bravas para o clube, não sei de onde foi tirada a informação”, declara. Moraes explica que a sede do clube foi, simplesmente, cedida para a entrevista. “Uma mulher que se disse representante do consulado do Inter veio aqui e pediu o local emprestado para conceder uma entrevista. Eu não sabia do conteúdo dessa reportagem. Fui pego de surpresa com a informação de que o clube hospedaria”, garante.

Dois torcedores do Inter foram contatados para comentar o assunto, mas ambos negaram a informação. O representante do consulado do colorado em Sapucaia do Sul, o empresário, Ângelo Renato Saldanha da Silva, garante que nenhum representante do Inter se envolveu com essa entrevista. “Nem temos mulher no consulado. Também não tenho conhecimento de torcida organizada do Inter na cidade”, afirma. O presidente do clube sapucaiense não soube revelar o nome da mulher que pediu permissão para utilizar o espaço. (Susana Leite)

Comentários