Onde e como irá rolar a bola na nossa várzea

MORENO CARVALHO

Canoas - Após longa espera, os campos de Canoas serão ocupados de forma oficial em 2014. Neste final de semana, iniciam as disputas dos campeonatos intermunicipais das categorias Sênior e Coroa. No entanto, em breve, assim que a Prefeitura liberar a verba destinada à Liga Canoense de Futebol  (LCF), devem iniciar competições nas mais diversas categorias. E pelo menos 17 campos estão confirmados como sede de jogos. Destes, 15 pertencem ao Município e, por enquanto, são utilizados pelos clubes. Contudo, apontamento do Ministério Público obrigou o Executivo a tomar providências a fim de regularizar a situação dos mesmos.


De acordo com o secretário municipal do Esporte e Lazer, Edimilson Tresoldi, o MP questiona o porquê de áreas verdes serem exploradas por entidades privadas, mesmo que clubes de futebol. “Queremos dar utilidade pública a estas áreas. Canoas possui 30 campos e os clubes que são responsáveis pelos mesmos terão de apresentar toda a documentação necessária para que continuem utilizando”, afirma. Contudo, Tresoldi garante que a prioridade será de quem já ocupa os campos. Estes terão de se comprometer a compartilhar com outras entidades, esportivas ou não”, salienta.

Muitos campos estão em boas condições, mas, outros, estão atirados às moscas. Para o 2º vice-presidente da LCF, Luis Tavares, isso é reflexo das comunidades que estão por trás. “Contudo, há clubes que pedem auxílio e tiveram o mesmo negado pela Prefeitura”, observa. Ele lembra que os últimos campos a receberem incentivo do poder público foram Benfica e 1º de Maio, há mais de dez anos. “Algo tem que ser feito. Talvez a saída seja a parceria com entidades privadas. Hoje a situação é crítica e, por isso, não somos tão rigorosos quanto às exigências aos clubes para mandarem seus jogos”, completa Tavares.

Crédito das fotos: Paulo Pires e Vinícius Carvalho | Diário de Canoas

OS NOSSOS CAMPOS 

1º de Maio - Localizado no bairro Mathias Velho, próximo ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas, o Campo do 1º de Maio mandará os jogos do clube que leva o próprio nome e, em algumas situações, sedia também partidas de outras equipes, por ter um ótimo gramado e boas condições na sede social. Foi um dos últimos a receber auxílio do poder público e manteve a qualidade. É bem cercado e oferece segurança aos times, com vestiários próximos ao campo.


Benfica - Bastante distante, o campo do Benfica, no bairro Fátima, apresenta um bom gramado, assim como o cercamento. Cogitou-se até que seria utilizado pela equipe júnior do Canoas, no ano passado, mas a Federação não aprovou em virtude das dimensões. Sediou, ano passado, rodadas das categorias menores e até final de campeonato da Liga Canoense de Futebol. Contudo, o gramado apresenta algumas falhas próximo às grandes áreas, o que é bastante comum na maioria dos gramados.

Centro Olímpico Municipal - A estrutura do campo do Centro Olímpico Municipal, no bairro Igara, melhorou bastante desde o ano passado, quando a Prefeitura de Canoas realizou o cercamento para que o Estância Velha pudesse participar de competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol. Vem sendo utilizado por Estância e Canoas Sport Club nos estaduais infantil, juvenil e júnior, além de servir como campo de treino. É a casa do São Cristóvão no municipal.

Collaziol/Scotta - O campo da equipe de mesmo nome é, tradicionalmente, um dos melhores da cidade. Recebe cuidados com frequência, e há algum tempo, conta com cercamento e muro construídos com verba do próprio Collaziol/Scotta. É utilizado, além das diversas categorias do Collaziol, também por projetos que desenvolvem escolinhas de futebol no local, no bairro Estância Velha. Deve receber muitos jogos nesta temporada de 2014.


CR Brasil - Também localizado no bairro Estância Velha, o campo do CR Brasil está em bom estado, bem como o seu cercamento. Um dia após a visita da reportagem do Diário de Canoas, melhorias seriam feitas, inclusive com o corte do gramado e a pintura do mesmo. A equipe deverá participar de algumas categorias da Liga, já que tem tradição no certame municipal, estando situada, inclusive, ao lado da sede da LCF.


Fonte Dona Josefina - O campo do Estância Velha, equipe recém-profissionalizada em Canoas, é, sem dúvida, o mais castigado entre todos do bairro. Diversas categorias treinam na Fonte Dona Josefina. No entanto, poucas delas deverão utilizar o local para o mando de jogos nas diversas competições que disputará este ano. Somente os meninos abaixo do sub-15 deverão passar por lá em partidas oficiais, especialmente daquelas organizadas pela LCF.

Frigosul - Referência no futebol de várzea, o campo do Frigosul é o mais elogiado por atletas e dirigentes. Durante o ano passado, sediou diversas partidas do Canoas, nas categorias sub-17 e sub-20, em competições da Federação Gaúcha de Futebol. No entanto, acabou se desentendendo com o órgão maior do futebol do Estado em virtude de ter fechado os portões antes de um jogo da categoria juvenil. Por estar em uma região baixa, alaga com facilidade.

Harmonia - O campo do Harmonia será a casa também do Barão do Rio Branco, que não tem lugar para mandar seus jogos. No entanto, anda muito castigado, especialmente nas grandes áreas. Mas, em relação ao cercamento e acesso aos vestiários não deixa a desejar à maioria dos clubes de Canoas. Deverá sediar muitos jogos, já que Harmonia e Barão tem participado de diversas categorias da Liga Canoense de Futebol nos últimos anos.

Império - A situação do campo do Império, localizado na Vila Cerne, bairro Harmonia, é preocupante. Cercado por ruas, o campo costuma receber bastante público em dias de jogos, até por estar ao lado de uma pequena praça. No entanto, o gramado está quase impraticável, já que o verde quase inexiste em meio a terra que já tomou conta. O Império deve participar de diversas categorias este ano – está confirmado no Coroa e no Senior.

Iraí - Único campo do bairro Niterói que deverá receber jogos – ainda há a possibilidade do Boa Vontade ingressar em alguma competição -, o Iraí sediará jogos do Mocidade, de Porto Alegre, e do Canoas Sport Club, que estreia como filiado da Liga Canoense de Futebol. No entanto, o campo encontra-se em situação de visível abandono, com cães tomando conta do local em dias de semana. O gramado não está cortado a presenta muitos buracos.

Juventus - A reportagem não teve acesso ao campo da Associação Esportiva Juventus, no bairro São Luis. Contudo, percebe-se que a sede está bastante deteriorada em seu lado externo. De longe, a imagem do campo é boa, em situação superior a diversos outros gramados do Município. A Juventus tem participado apenas das categorias dos velhinhos, nos últimos anos. Em 2014, está inscrita no Campeonato Intermunicipal Coroa.

Oriente - O clube mais antigo clube amador da cidade – foi fundado em 6 de janeiro de 1932 -, Sport Club Oriente, tem uma sede de dar inveja. Há vestiários em bom estado, bancos de reservas em lado invertido, além de bom espaço para acompanhar os jogos. O Dragão deverá participar de muitas competições em 2014 e tem apelo popular. O gramado é bom, mas longe de estar entre os melhores visitados pela reportagem do DC.

Paineira - Vizinho do Oriente, o Esporte Clube Paineira também já tem conta com uma bonita história na várzea de Canoas. Seu campo, bem cercado e de boa qualidade, é utilizado também pelo Kilmes, que atualmente disputa a Superliga, competição amadora que envolve times da Região Metropolitana de Porto Alegre. No ano passado, sediou as finais Sênior e Coroa, categorias que o clube da Vila Ideal participará, novamente, esta temporada.

Ponte/Rio Pardo - O tradicional campo da Ponte Preta, que também serve ao Rio Pardo, encontra-se em situação lastimável. O pouco de grama que resta não está cortada e o perigo de jogadores se lesionarem é grande. No entanto, deverá sediar diversos jogos, pois ambas as equipes do bairro Mathias Velho tem inscrito diversas categorias nos últimos anos. O campo também é bastante utilizado pelo CTFA São Borja, que disputa competições estaduais.

Rio Grande - Assim como o campo do 1º de Maio, o do Rio Grande encontra-se em ótimo estado. Por já ter sediado competições da Federação Gaúcha de Futebol, manteve a boa estrutura e dá condições aos clubes que lá jogam. Sedia, além de jogos da Liga Canoense de Futebol, também competições metropolitanas, regionais e estaduais, como o Encosta da Serra, gauchões da Suligafi e Noligafi, e, este ano, sediará os jogos do Canoas no Estadual Juvenil B.

Sul América - Um tapete. O campo do Sul América, no bairro Estância Velha, é tão bom quanto os do vizinhos Collaziol/Scotta e CR Brasil, se não melhor. Possui cercamento, vestiários e um gramado em excelente estado. No ano passado, o clube não participou de competições da Liga Canoense de Futebol. Já para 2014, está garantido no Campeonato Intermunicipal Sênior. Quando da nossa visita, estava sendo cortada a grama para o início da competição.

Vila Nova - Pertinho do Sul América está o Esporte Clube Vila Nova, também no bairro que mais possui campos em Canoas, o Estância Velha. O campo da equipe não chega a ser do nível do seu rival, mas está muito bom se comparado aos demais clubes canoenses. Possui cercamento no entorno e, em um dos lados, faz divisa com uma escola municipal. A equipe está inscrita, até o momento, no Campeonato Intermunicipal Sênior.



OUTROS CAMPOS 

Além dos campos que estão confirmados nas competições organizadas pela Liga Canoense de Futebol deste ano, alguns outros podem entrar na lista (prováveis), já que clubes ventilaram a possibilidade de incluir equipes em, ao menos, uma categoria. No entanto, não há confirmação. Também há aqueles campos desativados ou que já receberam jogos da várzea antigamente e hoje servem apenas para amistosos e/ou competições internas. Também há campos de empresas, o Haras Muradas, que serve competições da região metropolitana e o Complexo Esportivo da Ulbra, que não está sendo utilizado em 2014 para jogos.

PROVÁVEIS 

Campo do Marcílio Dias
Campo da Asmc
Campo do Boa Vontade
Campo do Capão do Corvo

DESATIVADOS

Campo do Penharol
Campo do São Jorge
Campo do Canto do Rio / Santa Rosa
Campo do Veronese
Campo do Parcão
Campo do Ajax
Campo do Sesi
Campo do Hércules
Campo do 4 de Julho
Campo do Cssgapa

BOLA COMEÇA A ROLAR

Começam neste final de semana as duas primeiras competições organizadas pela Liga Canoense de Futebol. Hoje, a partir das 15h40, cinco confrontos acontecem no Campeonato Intermunicipal Coroa, onde estão inscritos jogadores com 55 anos de idade ou mais. Pelo grupo A, o Harmonia recebe, em seu campo, o Oriente. O Paineira estreia em casa diante do São Cristóvão. Já o Canoas fará sua primeira partida como filiado à Liga diante do Império, no campo do Iraí, onde mandará seus jogos. Pelo grupo B, o São José pega o Frigosul, no bairro Rio Branco, enquanto o Rio Grande recebe o Mocidade. Todos os jogos iniciam às 15h40.

Amanhã tem início o Campeonato Intermunicipal Sênior, com jogadores acima dos 50 anos de idade. Pelo grupo A, o Paineira recebe o Império. Já o Vila Nova pega o Sul América, em clássico do bairro Estância Velha. O Collaziol pega o Portão, também no Estância. Pelo grupo B, tem Frigosul x Rio Pardo, Oriente x Rio Grande e Barão x Harmonia, no campo do Harmonia, onde o Barão mandará suas partidas. Os jogos começam às 10 horas.

Comentários

  1. Parabéns pela excelente reportagem, você fez um verdadeiro raio-x dos campos de Canoas.
    José Maciel - Sapucaia do Sul
    Maior Banco de dados do Futebol Gaúcho e Canoense.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reportagem, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pessoal, continuem visitando. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!