Dia de torcer para Canoas receber seleção

ULBRA: CT poderá receber seleção na Copa do Mundo. Crédito: Ireno Jardim | PMC | Arquivo
O dia de hoje será de festa ou frustração. Canoas, finalmente, saberá se irá receber alguma seleção durante a Copa do Mundo do Brasil ou se vai ser apenas coadjuvante no cenário do evento esportivo mais importante do planeta. Isso porque o prazo que a Fifa estipulou para que cada seleção indicasse o onde realizará sua preparação está encerrado. Um sistema online com as opções dos 83 CT's disponíveis foi criado e cada País pôde indicar até três centros de treinamento (um como primeira opção, outro como segunda e ainda uma terceira).

Nem Fifa nem Comitê Organizador Local (Col) têm ingerência nas negociações. Ou seja, se houver negociação e pagamento por algo, nenhum dos órgãos se envolve, sendo uma decisão direta entre as partes. Canoas tentou, através da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), trabalhou muito para tentar convencer alguma seleção a vir para cá. “Todos os países que disputarão a Copa em 2014 foram contatados e receberam material sobre nossa cidade e estrutura do Complexo Esportivo da Ulbra. Além dos classificados, dispensamos o mesmo tratamento a outras 30 seleções, num trabalho para evidenciar Canoas”, relatou o titular da Secopa, Marcus Vinícius Machado, em uma rede social.

Esperança: Argélia ou Colômbia

Contudo, ninguém da Secopa foi encontrado ontem para comentar em que pé estão as negociações. O que se sabe é que as últimas investidas foram na Argélia, cujo embaixador esteve conhecendo o CT da Ulbra recentemente, Colômbia e Nigéria. A Nigéria já foi descartada, pois anunciou acerto com Campinas (SP). Existe ainda a possibilidade de ambas as seleções adiarem a decisão por mais alguns dias. Nos bastidores, corre a informação de que o encontro promovido pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, para tentar convencer os argelinos a optarem por Canoas, gerou “ciumeira” entre as demais concorrentes gaúchas. Tal fato evidencia também que as últimas cartas na mesa estão sendo jogadas pelo alto escalão dos governos, estadual e municipal. Em caso da não vinda de seleção para Canoas, a frustração será grande, afinal, desde 2009 a secretaria trabalhou para ser Centro de Treinamento de Seleção.

Comentários