Canoas garantido no Estadual de juniores


SUB-20: vaga foi garantida graças à participação do clube no ano passado. Crédito: Paulo Pires | GES | Arquivo
MORENO CARVALHO

Canoas - Em congresso técnico realizado no início da tarde de ontem, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foram confirmadas as 16 equipes que disputarão o Campeonato Estadual Júnior 2014. Assim como nas temporadas anteriores, aqueles clubes que estão na Série A do Gauchão profissional têm direito à vaga na competição sub-20. Contudo, algumas agremiações não possuem departamento de futebol de base ou, simplesmente, optam por não participar da disputa. O fato colaborou para que o Canoas Sport Club se garantisse no campeonato que inicia no dia 22 de março e se estende até 7 de junho.

Passo Fundo, Pelotas, Esportivo e Caxias, que desistiram da disputa, deram lugar a Cerâmica, Canoas, Igrejinha e Osoriense. A competição terá o mesmo regulamento da Série A do Gauchão, com as 16 equipes jogando em turno único, classificando-se as oito melhores para as quartas de final. A única diferença é que, na fase semifinal, os confrontos serão realizados em ida e volta, diferente do certame profissional.

O Canoas foi representado na reunião pelo pelo gerente de futebol, Gebran Araújo Zogbi, e pelo diretor financeiro, Mário Tarantino. O Estância Velha também pleiteava uma vaga no Estadual, mas não obteve êxito. “Conquistamos a vaga dentro do campo, pois fizemos uma boa campanha no ano passado. A participação neste campeonato nos mobiliza ainda mais para encarar a temporada com futebol o ano inteiro”, comenta o diretor executivo Flavio Fachel.

Time jogará “em casa” 

O dirigente do Canoas ressalta ainda que a confirmação do clube na disputa da categoria júnior dá suporte ao elenco principal que, em breve, começa a luta pelo acesso no Gauchão. “Temos um grande número de jovens em nosso elenco profissional e nem todos serão aproveitados em um primeiro momento. A participação do Canoas no Estadual de juniores os mantém motivados, pois estarão sempre jogando”, reitera Fachel (foto). Como a Divisão de Acesso do Gauchão vai de 23 de fevereiro até 8 de junho, as equipes profissional e júnior do tricolor canoense estarão disputando competições de forma simultânea. Assim como o time principal, os novatos poderão utilizar a estrutura do Cepe para treinos. Contudo, existe a possibilidade de parceria com algum clube amador da cidade para treinamentos e jogos. O certo é que os juniores jogarão em Canoas. “Estamos analisando algumas possibilidades, mas podemos afirmar que o time jogará dentro da cidade”, conclui o diretor executivo do Canoas.

Grupo A

Aimoré
Brasil-PEL
Internacional
Juventude
Lajeadense
Osoriense
São José
Veranópolis

Grupo B

Canoas
Cerâmica
Cruzeiro
Grêmio
Igrejinha
Novo Hamburgo
São Paulo
São Luiz

Comentários